BusOn Market

Por fim, no último experimento da cadeira, resolvemos criar testar uma maneira de monetizar a ideia, para tanto, separado do buson, criamos um aplicativo para testar uma nova hipótese.

Hipótese

Será que os passageiros de ônibus estão interessados em comprar produtos que não existem no mercado informal sem precisar sair de sua rota ou perder tempo?

Esse aplicativo viria a ser o Buson Market, um aplicativo com objetivo de atingir um mercado consumidor ainda não explorado. O método que utilizamos para validar a ideia foi um experimento dividido em dois dias, onde nesse experimento estaríamos monitorando a atividade dos usuários para extrair o maior número de informações.

No primeiro dia:

O experimento foi configurado da seguinte maneira:

  1. Escolher um produto inicial Os produtos escolhidos foram cupcakes embalados numa caixinha, que são produtos que não são encontrados nos ônibus.
Cupcake da Ângela

2 .Escolher um ponto de entrega e linhas de ônibus

Escolhemos como ponto de entrega o terminal do derby, que é um ponto com um grande fluxo de pessoas durante o dia. E as linhas escolhidas foram as linhas que passam na Avenida Caxangá em direção ao Derby.

3. Definir aquisição dos usuários

A estrátegia de aquisição dos usuários foi entregar panfletos sobre o aplicativo e explicar sobre o seu funcionamento de acordo com o interesse dos usuários.

No segundo dia:

1. Escolher um produto inicial Os produtos continuaram sendo cupcakes.

2 .Escolher um ponto de entrega e linhas de ônibus

Devido a baixa adesão no primeiro dia, resolvemos alterar o local de entrega para um ambiente com internet, e que as pessoas estão mais confortáveis. O local escolhido foi o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco

3. Definir aquisição dos usuários

A exposição da ideia foi feita através de panfletos, exibição fixa e email.

Os artefatos produzidos

O aplicativo BusOn Market que permitia a compra de produtos anunciados. Para esse teste o pagamento era feito em dinheiro no momento da entrega.

O site do empreendedor que anunciava os seus produtos.

No primeiro dia

O experimento foi executado por 4 horas, e mais de 500 panfletos foram distribuídos. Entretanto, não houve nenhum download originado desse experimento.

Por isso resolvemos alterá-lo no segundo dia.

No segundo dia

O experimento foi executado por 3 horas, 100 panfletos foram distribuidos e um email foi enviando para lista de alunos do Centro de Informática. Houve 15 downloads, com 7 cupcakes vendidos.

Depoimentos dos usuários

-Alguns usuários reclamaram do preço

-Alguns usuários disseram que usariam o aplicativo fora do ônibus

Dificuldades cliente

- Ela estava tentando fazer uma atividade paralela enquanto esperava um cliente mas o ambiente não era confortável.

Conclusão

Usuários:

Claramente os usuários, como passageiros de ônibus, não se interessaram.

Clientes:

Evidentemente, a logística prejudica as atividades e o funcionamento do negócio.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Filipe Marques Arruda’s story.