Botafogo — Guia NBB 2017/2018

Felipe Haguehara
buzzerbeaterbr
Published in
5 min readOct 23, 2017

Mantendo a base campeã da Liga Ouro e fortes contratações, o Botafogo vem para seu primeiro NBB

A história do time está diretamente ligada com o basquete. O Botafogo como conhecemos nasceu da junção entre Botafogo Football Club e o Clube de Regatas Botafogo. No pano de fundo da união entre as duas agremiações está a história de Armando Albano, no dia 11 de Junho de 1942 as equipes se enfrentavam, até que Albano, atleta do segundo, faleceu em quadra, vítima de um ataque fulminante.

Desde então a equipe seguiu forte na história, incluindo uma Taça Brasil em 1967. Porém, com o passar do tempo o time de basquete da equipe começou a cair no ostracismo.

Seguindo o caminho de outro time carioca que voltou à elite do basquete nacional — o Vasco — o time sagrou-se campeão da Liga Ouro em 2017 e pode surpreender em sua primeira corrida no NBB!

Como foi temporada passada

O Botafogo foi o outro time a conseguir sua vaga a na primeira divisão, ou melhor dizendo, foi o primeiro. Lideraram a fase de classificação da Liga Ouro com 11 vitórias e 5 derrotas — empatado com o Contagem Towers, mas à frente por conta do saldo de pontos.

Nos playoffs o time bateu nos o Blumenau em 4 jogos na primeira fase. Já nas finais foram necessários 5 jogos para bater o Joinville e consagrar sua corrida com o título e o acesso.

A conquista veio do embalo de jogadores importantes. Caso de alguns que já estavam no projeto desde antes da disputa da divisão de acesso, como os veteranos Roberto e Rodrigo Bahia, 37 e 38 anos, respectivamente.

Arnaldinho, de 39 anos, foi formado no clube carioca e foi importantíssimo na corrida. Ele foi o segundo em artilharia no time e quarto em todo o torneio além de ser a alma do time em muitos momentos.

Mas o destaque mesmo, não só do Botafogo, mas da própria Liga Ouro foi o armador gringo. Jamaal foi o líder em estatísticas pelo time e se consolidou como um ídolo dos torcedores. Ele foi o segundo cestinha do torneio com 14.4 pontos, terceiro em assistências com 4.3, primeiro em lances livres convertidos e terceiro porcentagem de lances livres, com pelo menos 2 duas tentativas por partida. Isso e sua liderança lhe renderam o prêmio de MVP do torneio.

Ao final do torneio o time titular era formado basicamente por Jamaal, Wes, Arnaldinho, Abner e Rodrigo Bahia (Douglas).

O que mudou?

O time buscou manter a base do elenco campeão para a disputa do NBB. Caras importantes como Jamaal, Arnaldinho, Douglas e Rafinha ficaram. O que o time foi buscar é reforços de alto nível e experiência - semelhante a estratégia de contratações do Vasco quando havia subido.

Foram prometidos reforços no garrafão e principalmente na posição dois ou três. Nessas últimas, a ideia era trazer algum jovem norte-americano. Representantes do time foram até na disputa das Summer Leagues procurar seu novo ala.

No entanto a contratação veio de outro lugar. Cameron Tatum não, nenhuma relação com o calouro do Boston Celtics — ala-armador de 2,07 estava em Montenegro disputando o torneio nacional e a Liga Adriática. Com passagens também por Venezuela e República Dominicana, o novo contratado de 29 anos já conhece o basquete latino.

Tatum é um especialista em chutes de longa distância, além de conferir altura e força física ao recheado de veteranos Fogão.

Os outros contratados foi Átila, pivô ex-Palmeiras e Flamengo, que havia tomado um ano sabático longe das quadras e Coimbra, o forte pivô que ano passado atuou pelo Vitória.

É bem provável que a formação titular sofra algumas mudanças com os novos contratados, o mais provável parece ser Jamaal, Arnaldinho, Tatum, Átila e Coimbra (Douglas).

Jogador destaque

Destaque na Liga Ouro o papel não deve sair das mãos de Jamaal. O armador é ídolo da torcida botagfoguense e é a primeira opção de pontuação no elenco dada a sua versatilidade para atacar.

O time não trouxe um grande atleta brasileiro ou um atleta internacional conhecido por sua capacidade de carregar o time, e isso por que já tinham um em mãos. Sem nenhum outro com capacidade de dominar a bola e iniciar jogadas em situações decisivas, o gringo continua na função!

Potencial revelação

O fogão vai confiar bastante em seus veteranos, o que não abre muita brecha para seus atletas mais jovens demonstrarem serviço. Mas dois podem acabar recebendo suas chances em maior escala dependendo do decorrer do campeonato.

Arnaldinho já está com seus 39 anos, o pique não é o mesmo, o que abre margem para jogadores que podem atuar nas posições 2 e 3. Caso do menino Fabrício, de 19 anos, e do armador Guga de 22 anos e 1,90m de altura

Guga foi um dos jovens com maior minutagem na Liga Ouro, 12.5 minutos por partida, e pode muito aparecer mais vezes agora na disputa do NBB.

Expectativa na temporada

A transição para a elite é sempre complicada, são muitas equipes comportando os principais talentos do basquete brasileiro, incluindo as revelações. Mas o time tem boas peças e a experiência de seus principais jogadores devem ajudar na transição.

As boas campanhas de Vasco e Campo Mourão no ano passado abrem margem para pensarmos que o Botafogo pode surpreender em seu desempenho.

A chegada de Tatum sobe o nível do time nos arremessos de longa distância, tão importantes hoje em dia, e a tenacidade de Coimbra conquista rebotes e boa defesa. O quão bem podem ocorrer as coisas depende do quanto demoraram para acostumar com o ritmo da liga.

--

--