Cleveland Cavaliers — Guia NBA 2017/18

Heitor Facini
buzzerbeaterbr
Published in
5 min readOct 6, 2017

--

Lebron James tem do seu lado o melhor Cavs já feito. Será suficiente pra vencer o Warriors?

Lebron James passou por mais uma final e mais uma derrota para o Golden State Warriors. Mas essa, ao contrário da temporada 2014/15, pareceu ser muito mais dolorida. A sensação de impotência do Cleveland Cavaliers em relação ao seu rival pareceu imensa.

Por isso, começaram os boatos. Aparentemente, Lebron James estava a vias de sair da equipe no fim do seu contrato (encerrando essa temporada). O Cleveland Cavaliers tinha duas opções: ou procurava uma troca pensando no futuro ou tentava entregar um time com condições de ser campeão a Lebron. Ninguém no mundo se livraria de Lebron. Ou seja, o Cleveland Cavaliers decidiu trazer o melhor time possível para Lebron ser campeão novamente.

Para isso, Kyrie Irving foi sacrificado e trocado para o Boston Celtics. Isso rendeu Isaiah Thomas, Jae Crowder e Ante Zizic para o time de James. Além disso a escolha do Nets no draft do ano que vem. Além disso, o time adicionou no seu elenco Derrick Rose, Dwyane Wade, Jose Calderon e Jeff Green.

Mas, será que tudo isso será capaz de derrotar Stephen Curry, Kevin Durant e companhia?

Como foi temporada passada?

O Cleveland Cavaliers começou a temporada feliz da vida. Afinal, tinha sido campeão pela primeira vez e ainda em cima do time que tinha batido o recorde de vitórias na história da NBA. Tudo em cima.

Mas, inicialmente, parecia que o time estava num modo ressaca. No primeiro mês chegou a ter uma sequência com 3 derrotas seguidas. Mas, mesmo assim, o time venceu o Golden State Warriors no primeiro confronto da temporada com uma cesta decisiva de Kyrie Irving. Ainda com o reforço de Kevin Durant. Parecia que nada ia dar errado.

Mas, com o passar do tempo, o time não conseguia render como o esperado. Tudo bem que o esperado era ser a melhor equipe de toda a NBA e isso é bastante. Com o passar do tempo, ia ficando claro que o banco era o calcanhar de aquiles de Lebron James. Tudo bem que tentaram dar uma melhorada trazendo Kyle Korver e Deron Williams. Mas não era suficiente.

O auge disso foi nos meses de Janeiro, com 8 derrotas e 7 vitórias, e em Março, com 10 derrotas e 7 vitórias. Assim, o time conseguiu ficar com 51 vitórias, terminando em 2º lugar na conferência atrás do Boston Celtics.

Mesmo assim, o time não foi só coisas tristes. Lebron James teve uma das melhores temporadas recentemente. Assumiu um papel de mais armação que ataque, ou seja, mesmo sendo ala foi o principal armador do time. Foi a melhor temporada em assistências, com 8.7, a melhor em rebotes, com 8.6. Ainda alcançou 26.4 pontos por jogo.

Kevin Love acabou também melhorando em relação a última temporada. Se lembre que as finais do último ano haviam sido devastadoras para o ala-pivô. Foi a melhor temporada dele em pontos pelo Cavs, com 19 pontos, e em rebotes, com 11.1.

Kyrie, por ficar mais tempo sem a bola, evoluiu a sua veia pontuadora. Irving conseguiu 25.2 pontos por jogo, mais do que em 2012–13 com 22.5 que ele era o principal jogador da equipe.

Por fim, o time acabou indo muito bem nos playoffs com apenas 1 derrota para o Boston Celtics. Na final caiu para o Golden State Warriors em 5 jogos por 4 a 1. O time que encerrou a temporada foi Kyrie Irving, J.R. Smith, Lebron James, Kevin Love e Tristan Thompson.

O que mudou?

Muita coisa mudou. Com a probabilidade da saída de Lebron James, o Cleveland correu atrás de ir reforçar a equipe. Acabou que Kyrie Irving — por vontade própria — foi trocado. Foi para o Boston Celtics e trouxe Isaiah Thomas, Ante Zizic e Jae Crowder.

O time acabou se reforçando com alguns agentes livres que seriam titulares em algumas equipes. José Calderon, Derrick Rose, Dwyane Wade, Jeff Green e Kendrick Perkins. Quase um time inteiro de novos jogadores.

O time, com todos inteiros, seria Isaiah Thomas, Dwyane Wade, Lebron James, Jae Crowder, Kevin Love. Isaiah está lesionado e no melhor dos casos volta em dezembro. Derrick Rose o substitui.

Jogador destaque

Obviamente Lebron James. Quase em todos os times da história Lebron James seria o jogador destaque de qualquer equipe. É simples: é o maior da NBA atual e um dos maiores de todos os tempos. O time, mesmo recheado de jogadores potenciais estrelas, é dele e só dele.

Lebron aparenta que cada ano melhora e mostraa uma faceta mais interessante. Ano passado aflorou um Lebron armador que não aparecia desde os tempos de high school. Agora será que ele se repetirá nessa temporada? Talvez sim com tantos pontuadores na equipe.

Potencial revelação

É difícil apontar uma revelação nesse time do Cleveland Cavaliers. Afinal, todos os jogadores da primeira unidade e boa parte dos da segunda já estão consolidados como estrelas da NBA.

Nos sobra Ante Zizic, pivô que veio do Boston Celtics. Antes da troca ocorrer, Zizic era especulado ter alguns minutos em quadra no time do Boston, tanto substituindo Al Horford, quanto jogando ao lado dele em quadra. Na sua única Euroliga disputada pelo Darussafaka Dogus, fez 9 pontos por jogo e pegou 6.7 rebotes em 21 minutos. Normalizando para 36 minutos, seria 14 pontos e 11 rebotes, um número interessante.

Na Summer League desse ano conseguiu números parecidos, com 8 pontos e 6 rebotes por jogo.

Expectativa na temporada

O Cleveland veio para ser campeão. Ao lado do Sacramento Kings, foi o time que fez a melhor off-season. Os fãs de Kyrie que me perdoem, mas o time está muito mais forte que estava no ano passado.

Não sei se Lebron realmente pensava em sair, ou se jogou um verde, mas conseguiu o que queria. O time tem o melhor material humano possível no quinteto titular e ainda tem profundidade no banco.

Por enquanto, ainda estou cético que bata o Golden State Warriors. Mas estão mais fortes que no ano passado sem sombra de dúvidas.

--

--