Franca — Guia NBB 2017/18

Heitor Facini
buzzerbeaterbr
Published in
5 min readNov 5, 2017

O Franca é o maior vencedor do basquete nacional. São 11 títulos nacionais espalhados em aproximadamente 60 anos de história. Mas, esses títulos estão espaçados num período atrás. A última vez que a equipe levantou um troféu, foi em 2007, no campeonato paulista. O último nacional que venceu foi em 1999, quando ainda nem tinhamos o NBB.

Isso porquê nos últimos tempos a equipe perigou deixar de existir. Em 2014, a equipe não conseguia garantias financeiras para colocar o time na disputa do NBB. Quase teve o mesmo destino de equipes como Brasília, Rio Claro e Limeira.

Entretanto, com um projeto pés no chão e apostando numa base renovada, a equipe conseguiu trilhar um caminho de maior sucesso. Jogadores como Coelho, Alexey e João Pedro, comandados por Helinho, ídolo do clube em um primeiro ano como técnico, foram a surpresa no campeonato do ano passado.

Esse ano, com um patrocínio mais graúdo, a equipe trouxe nomes mais garibados como Jefferson Willian e o ex-francano (agora atual) Léo Meindl. Será que o time tem o que é necessário para dar um passo mais a frente?

Como foi temporada passada?

O time de Franca, como dito acima, correu o risco de deixar de existir num passado recente. Por isso, a equipe no ano passado era bem modesta e com um elenco que não inspirava tantos suspiros. Eram jovens e nenhum medalhão muito consolidado na equipe.

Muitos dos jogadores que comporam o elenco, como Antônio, Alexey, Du Sommer e João Pedro fizeram parte do elenco que ganhou a LDB em 2016.

“Eu acho que com a última temporada que eu fiz vem uma confiança maior em mim e ao mesmo tempo uma cobrança maior também”, comentou Alexey, armador de apenas 22 anos e destaque da equipe. Alexey foi o grande simbolo da retomada de confiança francana. Com 10.58 pontos, 5.64 assistências, 3.15 rebotes e 1.39 roubos de bola por jogo, ele foi o nome da equipe no campeonato passado.

Ele conseguiu levar a equipe ao terceiro lugar na fase de grupos, com um recorde de 19 vitórias e 9 derrotas. O time acabou caindo nos playoffs para a equipe do também jovem Paulistano numa série por 3 a 2.

O time que terminou a temporada foi Alexey, Coelho, Dedé, Pedro e Cipolini.

O que mudou?

A primeira coisa que mudou é que o time do Franca não iria precisar mais se preocupar com dinheiro. O SESI entrou com um aporte financeiro bem grande e acabou conseguindo fazer a equipe se mexer muito bem no mercado.

A equipe foi atrás de reforços de peso como Jefferson William e Léo Meindl, atuais campeões do NBB, Rafael Mineiro, que veio do Flamengo e Gruber, que veio do Basquete Cearense. A equipe acabou perdendo outros nomes como Isaac, que foi para o Bauru, e Du Sommer, que foi para o Paulistano.

“Eu fui muito feliz nos dois anos de Bauru e subi de patamar lá”, comentou Léo Meindl, que jogou em Franca antes de ir para o Dragão. “Voltar pra Franca é um desafio muito grande, pois eu quero ser campeão mais uma vez”.

Léo acabou se destacando muito nos playoffs por Bauru. Ele foi em muitas vezes o primeiro armador da equipe, fazendo o papel de condução para o ataque. Mas, ele não acha que isso pode bater de frente com Alexey e Coelho. “Eu acho que todo mundo pode fazer várias funções em quadra. A gente treina muito isso do ala que pega o rebote fazer a transição para o ataque. É um jogo moderno que muitas equipes lá fora fazem”.

João Pedro, pivô reserva da equipe, vê o Franca pronto para ser campeão brasileiro. “Montamos um time com a média altíssima de altura, e isso tem dado muito certo. Iremos dar o máximo pra ir o mais longe possível no NBB”, comentou.

Alexey também vê o potencial para a equipe ir longe. “Os jogadores contratados trouxeram mais qualidade e experiência para a equipe e eu tenho confiança que possa ajudar bastante a equipe nessa temporada”.

O time do Franca titular para essa temporada deve ser com Alexey, Coelho, Léo Meindl, Jefferson e Rafael Mineiro.

Jogador destaque

Léo Meindl teve uma explosão de qualidade nos playoffs pelo Bauru, em que conseguiu 14 pontos, 4.71 rebotes e 3.65 assistências, que o qualificam para ter um papel de liderança nessa equipe do Franca.

“Agora como protagonista eu vou ter um espaço maior e um papel maior dentro do time”, afirmou Léo. “Lá eu tinha funções diferentes e aqui eu vou ter mais responsabilidades do que eu tinha em Bauru. Como eu gosto de desafios, isso pesou muito para a minha volta.

Potencial revelação

Pelo bom início que teve de paulista e pelo ainda recente título de MVP da LDB de 2016, João Pedro é o principal nome para despontar nessa temporada pelo Franca.

Ele se diz muito fã de Enes Kanter, atualmente no New York Knicks. “Ele finaliza bem com as duas mãos e tem um arremesso de média distância excelente”. Já no Brasil, a lembrança é de um antigo companheiro de equipe. “Eu me espelho muito no Lucas Mariano. Ele é a maior referência entre os pivôs jogando aqui no Brasil”.

Expectativa na temporada

O time do Franca vai vir bem mais cascudo para essa temporada. Rafael Mineiro, Léo e Jefferson já foram campeões e trarão uma experiência a mais dentro de quadra — além da qualidade que será acrescentada.

É disparado um dos melhores elencos do Brasil e muito provavelmente estará entre os quatro melhores ao fim da temporada do ano que vem. No início pode sofrer um pouco com a questão do entrosamento. Mas isso deve se resolver rápido pois, como eu disse, é muita qualidade junta.

--

--