NBA — Semana 4: Estrela de Kemba Walker, Dallas no fundo e Rumores à solta

Felipe Haguehara
buzzerbeaterbr
Published in
5 min readNov 19, 2016

Já chegamos a um ponto da temporada que rumores de troca voam livremente

Um mês de NBA, basicamente e as coisas já estão muito bem desenhadas (Fotos: Keith Allison/Flickr, Michael Tipton/Flickr)

Já chegamos na 4ª semana de NBA, e já estamos um desenho de como as coisas vão ficar. DeMar Derozan pegou gosto por fazer 30+ pontos em partidas, já fez 10 nessa temporada (na passada inteira fez isso em 14 penas). James Harden e Russell Westbrook continuarão fazendo triplos-duplos como se estivessem brincando. Cleveland Cavaliers, Golden State Warriors, Los Angeles Clippers e Atlanta Hawks não estão dando muita sorte ao azar e estão contando com ótimas atuações de suas estrelas.

Pra pular um pouco desse eixo de assuntos em que estamos presos por conta desses desempenhos destoantes aqui vão alguns destaques, mesmo que negativos (Tradução: Cansei de falar só de Barba e Westbruto, a NBA tem bem mais coisas que isso!)

Titanitzki

Vamos falar aqui algo que vocês provavelmente não perceberam nessa temporada, uma coisa que apenas com o olhar minucioso de um especialista pode enxergar… o Dallas Mavericks está bem mal das pernas essa temporada!

“Só” um dos maiores pontuadores da história da liga (Foto: Sean Davis/Flickr)

É até natural a queda de rendimento, Dirk Nowitzki está envelhecendo e as estrategias de contratação de Mark Cuban, dono da franquia, buscam resultados imediatos (e nessa temporada parece não ter dado certo). Até aqui o time texano venceu 2 partidas e perdeu 9, se contarmos só a semana que passou entre os textos o Dallas perdeu as três partidas que disputou.

A esperança está no que Harrison Barnes pode fazer com protagonismo garantido e espaço pra realmente evoluir (algo que não tinha no GSW). Mas até aqui não vimos nada de excepcional do ala, e o que tem feito não se converteu em vitórias. Em 37.6 minutos por partida, Barnes tem 22.2 pontos e 5.6 rebotes, se colocarmos esses números em uma escala a cada 100 posses, ele faz 30.7 pontos e 7.8 rebotes por jogo. Não parece ruim, mas para alguém que chegou pra ser protagonista está bastante aquém.

É triste ver Dirk, indo para sua provável última temporada no que pode ser a pior da franquia desde sua chegada. Desde que o alemão chegou o Mavericks nunca viu menos de 40 vitórias numa temporada, excluindo os anos em que a liga entrou em greve.

Kemba Walker

Falar sobre o desempenho do armador do Charlotte Hornets é extremamente necessário. Kemba já vem demonstrando uma evolução imensa há um bom tempo. E nessa temporada parece ser a que o armador escolheu pra fazer o seu nome e dizer que já é um All-Star.

O Hornets num geral está tendo um começo de temporada para encantar qualquer um. Sendo uma franquia muito nova e referência de insucesso no passado recente, estar entre times com nomes fortes e consolidados como Cavaliers, Raptors, Hawks e Chicago Bulls, é algo bastante ímpar.

Na lista de candidatos ao prêmio da própria NBA, ele aparece em 9º, e muito merecidamente e, atualmente, podemos dizer que ele está sendo o melhor armador da conferência Leste. O que impressiona é sua capacidade em manter números consistentes e não recuar nos momentos decisivos das partidas. Nos últimos três jogos, nos que se referem a essa semana que passou, ele fez 24 pontos, 5.3 assistências e 4 rebotes, além de 2.7 roubos de bola por jogo. Na temporada inteira, ele está fazendo as melhores médias da carreira em pontos, roubos de bola e assistências.

O armador é determinante para o sucesso desse time que pode finalmente dar algum tipo de alegria a Michael Jordan. Mas sabemos bem que há um time inteiro arrebentando ao seu lado. Nicolas Batum é um dos melhores 3-and-Ds da liga (jogadores especialistas em bolas de três e defesa). Michael Kidd Gilchrist e Marvin Williams estão fazendo temporadas razoáveis. E Cody Zeller parece ter pego o jeito da titularidade, nem deixou sentirem saudades de Al Jefferson.

Não se surpreenda se algumas vitórias forem arrancadas dos supertimes aí da NBA!

Que rufem os… rumores

Já chegamos num ponto da temporada em que os times já estão decidindo se suas peças estão funcionando, o quê dá pra voltar atrás, qual posição tá fazendo muita falta, etc.

E, logicamente, temos os grandes rumores, as trocas mirabolantes, que prometem envolver vários jogadores, várias franquias e picks de draft indo de um lado pro outro. Na ocasião temos três grandes rumores.

O primeiro, e principal, envolveria a saída de DeMarcus Cousins do Sacramento Kings. Se pararmos pra pensar até faz sentido, o cara é um dos (senão o melhor) pivô da liga e está fadado ao insucesso numa franquia cheia de desentendimentos. Além disso ele já tem 26 anos, não dá pra simplesmente esperar uma renovação ou gastança de dinheiro, pra finalmente ir aos playoffs, já são 428 jogos na carreira e nenhum playoff.

Um dos principais candidatos na brincadeira é o Boston Celtics, que tem vários picks e jovens talentos para trocar. Esperamos que isso fique apenas nos rumores, pois um garrafão com Al Horford e Boogie vai ser bastante complicado de parar!

Outro rumor envolve Klay Thompson. O ala-armador perdeu bastante de suas responsabilidades de contribuição ofensiva com a chegada de Kevin Durant, ele está tendo um começo bem lento de temporada e pode acabar virando uma moeda de troca segundo alguns burburinhos. Não podemos excluir o fato de que ele é um dos melhores 2 da liga, então uma troca não seria por pouca coisa. Há quem diga, também, que a troca virá para liberar espaço no cap para a renovação coma estrela máxima do time…Anderson Varejão, brincadeira! Stephen Curry é a figura!

Por fim, temos algo que não é exato e não há nomes. Mas Tom Thibodeau parece insatisfeito com a estagnação do Minnesota Timberwolves. O time parece ter evoluído bem em suas peças jovens, mas as vitórias não estão vindo. E parece haver uma maldição nos terceiros quartos dos jogos no qual a equipe tem o pior desempenho da liga. Para resolver isso o treinador, segundo dizem, quer mandar uma de suas peças jovens e trazer alguém experiente para guiar a molecada.

Os nomes que linkam ao time são Jimmy Butler, Taj Gibson e Luol Deng. O último parece mais acessível, mas é bom não esperarem um Wiggins, Towns o LaVine da vida. Nomes como Ricky Rubio, que ainda não conseguiu emplacar a genialidade pela qual foi avaliado antigamente, pode ser uma possível vaza desse times.

Se preparem, pois começou a temporada dos rumores!

Último destaque (prometo!)

Tivemos o retorno de Jrue Holiday às quadras, ontem ele voltou ao New Orleans Pelicans depois de tirar um tempo para cuidar de sua família.

A jogadora de futebol Lauren Holiday, esposa de Jrue, estava grávida, e nesse mesmo período descobriu um tumor no cérebro. Para tomar conta dela e de sua filha posteriormente.

O que interessa é que ele está de volta e isso é muito bom pro time do monocelha, que volta a ter seu principal armador (mesmo que um pouco acima do peso). Na primeira partida de volta ele fez 21 pontos, 7 assistências 1 roubo e 1 toco em 23 minutos que ficou em quadra, ou seja, o rapaz ainda tem o feeling de jogador, só falta voltar a boa forma física.

Dados: Basketball-Reference,RealGM, ESPN, Hoops Hype

--

--