NBA — Semana 6: Golden State Warriors voando, visitante indesejado e homenagens

Felipe Haguehara
buzzerbeaterbr
Published in
3 min readDec 4, 2016

O supertime do uniforme azul e amarelo já está engatando a 2ª marcha

Golden State Warriors e San Antonio Spurs vêm de ótimas sequências de jogos (Foto: Keith Allison, Mark Runyon e Navy Petty Officer 1st Class Tim D. Godbee/Flickr)

O negócio é o seguinte galera, cada vez mais percebemos o quanto somos pé frios. Toda vez que destacamos alguém ou algum time as coisas começam a desandar. Elogiamos o Charlotte Hornets, logo em seguida veio uma série de derrotas; o mesmo aconteceu com Los Angeles Clippers; nem mesmo Universo/Vitória e Campo Mourão escaparam das nossas palavras amaldiçoadas.

Ou seja, quer que seu time vá bem? Torça pra que não falemos dele em um bom tempo. Quer agourar o time do seu parceiro? Torça pra destacarmos o desempenho dele.

Dado o desabafo, passamos já pela 6ª semana de NBA, bora dar uma olhada em alguns destaques.

Golde State Warriors no caminho certo

O início não tão absurdo do time deixou as pessoas céticas quanto ao que poderia fazer o tão falado supertime do Golden State Warriors. Naturalmente, seria necessário um tempo determinado de ajustes, afinal a peça que chegou para desequilibrar as coisas é, justamente, considerado um dos top5 jogadores da liga.

Até quando dá errado, dá tudo certo pra esse time!

Apesar da derrota para o ofensivíssimo Houston Rockets, no dia 1 de Dezembro, o time estava com uma série de 12 vitórias seguidas. No mês de Novembro, havia perdido apenas para o Los Angeles Lakers.

As atuações individuais monstruosas de caras como James Harden, Russell Westbrook ou Anthony Davis, por muitas vezes têm ofuscado a atenção aos feitos dos atuais vice-campeões. O triunfo coletivo das quatro feras desse time tem sido excepcional. Kevin Durant, Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green são responsáveis por quase 72% das cestas do time, sendo que só os dois primeiros são responsáveis de 46%.

Os caras são os líderes em Ofensive Rating da liga, uma estatística que releva o número de pontos feitos cada 100 posses de bola, com 116.95. No Defensive Rating, que é bastante parecido, mas avalia o número de pontos cedidos a cada 100 posses, o time não passa vergonha é o 9º da liga com permitindo apenas 105.11.

O times está muuuito bem mais arrumado do que parece, e o desempenho ofensivo é sobrenatural, duas dais armas estão no time. E obviamente que não podemos esquecer a enorme capacidade defensiva de Green, um dos que serão no mínimo candidatos melhor defensor do ano, além de ter Durant como um ótimo defensor. Agora é ver o quanto isso durará!

San Antonio Spurs: mais folgado que cunhado

O time texano tem 4 derrotas na temporada. Incrivelmente, todas elas foram em casa. O San Antonio Spurs está com um começo absurdo de temporada quando falamos de jogos fora. Até agora foram 11 jogos em território inimigo, 11 vitórias.

Pois é, se seu time recebê-los na rodada, tema. Eles têm a façanha até então de terem uma melhor média de pontos fora do que em casa. Em casa são o quarto pior time em pontos com 95.1 por jogo, enquanto em casa são o 5º melhor com 109.4.

Particularmente, não vejo qualquer especulação plausível para explicar isso. Talvez nem mesmo Gregg Popovich saiba responder. Mas a ineficiência na frente de sua torcida pode pesar mais pra frente afinal a briga pelas 4 primeiras posições da Conferência Oeste estão bastante acirradas.

Belas homenagens

Como bem sabemos, houve o trágico acidente aéreo que matou praticamente todo o elenco da Chapecoense, jornalistas e funcionários da empresa aérea. Centenas de fotos, vídeos, textos e manifestações floodaram as redes sociais com diversos materiais carregados de emoção.

Particularmente, não vimos necessidade de nenhum tipo de texto para refletir o acontecido, até pela relação quantitativa e qualitativa do que já estava sendo produzido na mídia. Preferimos ficar na pequena e singela homenagem na foto de perfil mesmo. Também para não cair na espetacularização do acontecimento e utilizar o fato como um “click bait” (isca para cliques na publicação) sem alma e, em muito, vil como outros veículos fizeram.

Enfim, as franquias da NBA não ficaram de fora da onda de homenagens. Nos jogos do dia 29 de Novembro, antes do início, foi realizado um minuto de silêncio, além da exibição do escudo da Chape no telão do ginásio.

Dados: Basketball-Reference

--

--