NBB9 — Semana 5: Quem vai parar o Flamengo?

Heitor Facini
buzzerbeaterbr
Published in
2 min readDec 8, 2016

Seis rodadas se foram e só o Rubro Negro ainda não perdeu. Alguém consegue frear o Fla?

Com os inspirados Marquinhos e Marcelinho, o Fla segue mais lider que nunca (Gilvan de Souza/Flamengo)

Seis rodadas inteiras já foram completadas e seis rodadas sem o Flamengo perder um mísero jogo sequer. O time continua firme e forte na liderança do NBB com 100% de aproveitamento. Mas como isso se deu?

Fator Marcelinho

O Flamengo começou o campeonato sem nenhum armador de ofício para jogar de titular. Havia saído no fim da última temporada Rafa Luz. Haviam contratado Humberto e Ricardo Fischer. Os dois lesionados. Ou seja, o técnico José Neto teve de improvisar para conseguir entrar em quadra.

O time começou o campeonato indo a quadra com Ronald Ramon, que normalmente jogadria na posição de ala-armador, jogando de armador. Isso abriu espaço para que Marcelinho Machado coneguisse beliscar uma vaga no time titular. E olha, o cara correspondeu. No alto dos seus 41 anos ele vem jogando muito. São 33.9 minutos por partida em quadra, o maior número do time. É o segundo maior pontuador, terceiro em rebotes e em assistências. O desempenho para alguém que imaginava que teria poucos minutos devido a idade avançada.

O desempenho ofensivo de Marcelinho fez que o time não sentisse, pelo menos nesse início, a falta de um armador de ofício.

Veia ofensiva

O Flamengo é uma maquina de atacar. É a equipe que mais faz pontos na liga, com 88.83 em média. Esses pontos se devem muito pela capacidade de infiltração e de sofrer faltas da equipe, lider nos dois quesitos. É lider em rebotes também.

O curioso é que as duas equipes que são destaques até o momento, o são por conceitos opostos. O Vitória, como falamos, defende muito bem. O Flamengo ataca muito bem.

Falta enfrentar os melhores

Dos 4 times que citamos como os principais candidatos a ganhar o título do NBB, o Fla só enfrentou o Bauru — aquele que ainda está em reconstrução e era pelo nosso entendimento o mais fraco do grupo. Além disso, o fato é que foi o primeiro jogo e as duas equipes chegaram a duas prorrogações. Por pouco o Fla não perde aquela.

O Brasília e o Mogi só serão adversários a partir da 14ª rodada. Nesse caso, poderemos avaliar melhor em que patamar está o Flamengo.

Até o momento, o time da Gávea é o melhor do campeonato e por distância. Mas a invencibilidade não vai durar tanto tempo assim para terminar.

Dados: LNB

--

--