Prévia das semis: Golden State Warriors x Utah Jazz
Será que Hayward e companhia conseguem parar o esquadrão de Curry?
Golden State Warriors, depois de mais de uma semana descansando, volta as quadras para as semifinais da conferência Oeste. O adversário, ao contrário, jogou todos os jogos naquela série que foi a mais disputada das quartas: o Utah Jazz. Mas, o que pode fazer os times vingarem? Que vantagem cada lado tem para surpreender?
Foram 3 partidas disputadas na temporada regular. A primeira deu 106 a 99 pro Warriors, a segunda 104 a 74 de novo para o time de Oakland. No jogo 3, a história mudou e o Jazz venceu por 105 a 99. Mas a gente sabe, se temporada regular mal serve de parâmetro para a primeira rodada de playoffs, imagina para semifinal de conferência?
Quem para o Warriors?
A verdade é que Golden State Warriors foi soberano na série contra o Portland. Uma parte por causa da ausência de Jusuf Nurkic, mas em grande maioria porque o Golden State Warriors é o melhor time da NBA nesse momento. Kevin Durant voltou e a equipe ficou completa. A equipe foi a primeira em pontos por jogo, com a média absurda de 119.5 por jogo. Se considerar o stats por 100 posses, o Warriors cai para terceiro, com 114.6. Mas o mais interessante é que, de longe, a equipe tem a melhor defesa da primeira rodada, com 96.9 pontos sofridos a cada 100 posses. Isso se deve muito ao desempenho soberbo de Draymond Green: 13.8 pontos, 9.5 rebotes, 7.5 assistências, 1.8 roubos de bola e incríveis 4.3 tocos por jogo. Green realmente trancou o cadeado da defesa do Warriors e não deixou ninguém entrar.
Mas, o Golden State Warriors não se resumiu apenas a Draymond Green. Stephen Curry seguiu a toada do final da temporada regular e mostrou que está melhor do que nunca nos playoffs. Foram 29.8 pontos por partida, 5.3 rebotes, 6.3 assistências e 2 roubos de bola. Aparentemente, Curry mostra que se precisar chamá-lo, dessa vez ele não vai desapontar, vai realmente corresponder na pós temporada.
É inegável o quanto de poder de jogo esse time tem. Os 4 grandes jogadores do time são excelentes atacando e no mínimo regulares defendendo. E esse jogo rápido que Steve Kerr implementou no Warriors foi algo que realmente pode ser visto nessa primeira série. O time foi o segundo com maior porcentagem de assistências na série, com 64.5%.
Aliás, Steve Kerr pode ser aonde o time pode se preocupar. O técnico teve de operar as costas durante a série contra o Portland e possivelmente vai acabar perdendo o resto da temporada. Lembrando que na temporada 2015/16 ele perdeu a primeira metade da temporada também por problema nas costas. A questão é que isso pode acabar afetando de duas formas. A primeira obviamente é por conta de não ter a presença do treinador em quadra, orientando a equipe e mostrando o que fazer. A segunda é pelo psicológico que pode deixar a equipe preocupada e desconcentrada. Nós do Buzzer Beater torcemos para a melhora do técnico e que tudo fique bem.
A força do conjunto de Jazz
Mas, no geral, o que mais deve preocupar a equipe de Oakland é Gordon Hayward. O Utah Jazz teve que se reconfigurar durante os playoffs. Isso porque Rudy Gobert se lesionou no primeiro jogo da série e quando voltou não foi o mesmo da temporada regular. Apenas 8.4 pontos por jogo, 7.4 rebotes e 1.2 tocos. Isso é bem abaixo dos 14 pontos, 12.8 rebotes e 2.6 tocos da temporada regular.
Mas, se Gobert acabou deixando a desejar nos playoffs, o banco surpreendeu. Joe Johnson decidiu muitas vezes vindo do banco, inclusive com um maravilhoso Game Winner no primeiro jogo. 15.7 pontos com 48.4 de acerto dos arremessos. Além dele, dá para destacar as contribuições de Joe Ingle e Boris Diaw. No geral, o banco do Utah contribuiu com 37,6 pontos por jogo dos jogadores vindo do banco, apenas atrás do time do Houston Rockets.
Mas Gordon Hayward vem sendo o principal jogador da equipe. Assumiu o protagonismo de vez e é quem comanda o Utah hoje. São 23.7 pontos por jogo e 7.3 rebotes. Em destaque o jogo 3 da série contra o Clippers, em que Gordon fez 40 pontos.
Palpite: Golden State Warriors leva, mas não varre. Provavelmente um jogo o time de Utah leva para casa. Mas, no geral, se der Jazz na série será zebra.