Qual o melhor conteúdo na internet para acompanhar basquete?

Heitor Facini
buzzerbeaterbr
Published in
6 min readOct 14, 2017

Sempre bom ter um informação extra para ajudar a acompanhar tanto NBA quanto NBB

Por ser um esporte mais popular nos Estados Unidos, o grosso de conteúdo sobre basquete está em mídia gringa. ESPN, Bleacher Report e Players Tribune são grandes exemplos.

Aqui no Brasil, a grande mídia não dá a atenção que o basquete merece. São poucos os casos que você encontra nela um conteúdo mais bem trabalhado e aprofundado.

Mas, não pense que aqui não tem um conteúdo de qualidade para ser acompanhado. A mídia independente, seja em blogs, seja em podcasts, seja em vlogs tem produzido muita coisa bacana e vem preenchendo esse espaço deixado.

Nós mesmos nos encaixamos nisto. Além deste blog temos nosso canal do Youtube e a página do facebook. Mas, não é só de Buzzer Beater que vive a basquetosfera brasileira.

Por isso, listamos aqui alguns produtores de conteúdo que vão tornar a alegria de acompanhar NBA e NBB ainda mais felizes. São blogs, páginas do facebook, podcasts e vlogs que são recomendações certeiras.

Triple-Double

O Triple-Double é o blog comandado pelo jornalista Luis Araújo. Um dos materiais mais completos e ricos jornalísticamente falando sobre basquete no Brasil. Ele não se restringe somente a NBA também cobrindo com qualidade o NBB. Além do blog, o TD tem um podcast e um canal no Youtube. Também tem planos de assinatura no apoia.se que dão acesso a conteúdos e sorteios exclusivos.

Bola Presa

O Bola Presa é um blog das antigas e caracterízado principalmente pelo conteúdo longo e aprofundado com muito bom humor. Quem toca o projeto é Danilo Silvestre e Denis Botana, que produzem também o podcast. Eles também tem planos de assinatura no apoia.se — sendo um dos pioneiros na basquetosfera brasileira a se utilizar dessa modelo. Assim como o Triple-Double, eles dão acesso a conteúdo e sorteios exclusivo.

Zona do Garrafão

O Zona do Garrafão é um canal do Youtube criado por Jonas Silva, popularmente conhecido como Beissudo.

Apesar de também falar de NBA, o grande foco do canal é o basquete nacional.

Falando sério, não existe um trabalho dentro do Youtube sobre o basquete nacional tão bem feito como o do Beissudo.

É tudo com muita dedicação, amor e edição bem feita.

Dois Por Cento

O Dois Por Cento é um outro canal brasileiro sobre basquete no Youtube. O foco principal do DPC é falar sobre tutoriais de como melhorar o seu jogo, voltado para o streetball. Quem comanda o canal é Sidney Gabriel, que recentemente representou o Brasil no torneio mundial de basquete de rua. O DPC já superou a marca de 100 mil inscritos, sendo um dos mais bem sucedidos do Brasil no tema.

Locomotiva Esportiva

A Locomotiva é um portal de jornalismo esportivo do interior do Estado de São Paulo. Por ser do interior, o seu foco não é tanto na NBA. Mas o conteúdo do NBB é um dos melhores do Brasil, com diversas coberturas in-loco.

Um dos trabalhos destaques deles é o Mercadão do NBB. Poucos organizam tão bem as transferências do basquete nacional.

Camisa 23

Antigo NBA dot BR, o recém nomeado Camisa 23 produz conteúdo para uma página no facebook, um perfil no twitter, um canal no Youtube e um podcast. Dentro dessa redes são referência. O conteúdo é sempre bem pensado e com atualizações diariamente.

Boom Shakalaka

O Boom Shakalaka é mais um canal no Youtube. O foco é realmente a NBA, com vídeos sendo produzidos sobre curiosidades e analises das partidas da liga.

O grande diferencial é a quantidade de vídeos produzidos e a pontualidade deles. A cada 3 dias, às 11h da manhã, um vídeo novo é postado.

Homens Brancos Não Sabem Blogar

O Homens Brancos, como o nome diz, começou com um blog. Mas, com o passar do tempo, o seu conteúdo foi passando estar focado na página do facebook. Mesmo assim, produzem alguns vídeos esporádicos e o podcast estação basquete.

O bacana é a forma de contar histórias que a página tem, com bom humor e uma narrativa muito boa. As séries baseadas em livros — principalmente do Michael Jordan — também são um show a parte.

Basquete360

Esse é o veículo de mídia mais jovem da lista. Ganhou muita relevância durante a Copa América de Basquete. Eles foram o único veículo nacional a cobrir in loco a competição, conseguindo o furo do corte de Bruno Caboclo.

Eles cobrem o basquete como um todo, desde seleções até NBA, passando por basquete nacional e europeu.

Jumper Brasil

O portal que é referência quando o assunto é NBA no Brasil. Há uns bons anos cobrindo a liga, eles tem atualizações diárias sobre transferências e análise dos jogos.

Um dos destaques foi durante a off-season que realizaram as lives semanais para cobertura.

NBA das Mina

Mais um podcast na lista! Mas esse é diferente: feito apenas por mulheres. Sabemos do machismo no meio esportivo e como é difícil o grande público levar a sério mulheres falando sobre qualquer esporte.

O enfoque delas é a cobertura da NBA, tanto pelo próprio podcast como pelo twitter. Além disso falam sobre curiosidades e especiais dos times.

Live College BR

Focado estritamente em basquete universitário, o blog tocado pelo jornalista Rodrigo Lazarini é referência no assunto no Brasil. Ele já fez duas colaborações com a gente do Buzzer Beater.

Na época do draft, ele ajudou a gente a produzir o conteúdo dos vídeos: 5 principais jogadores do draft e 5 possíveis steals.

Yuri Fonseca

Yuri Fonseca é mais um dos youtuber de basquete no Brasil. Ele produz vídeos com conteúdo sobre a NBA. Eles principalmente análises e curiosidades.

Uma coisa conta a favor dele. Yuri já foi jogador de basquete disputando categorias de base. Essa experiência enriquece bastante o material do canal.

Chuá

O canal mais bem produzido de basquete no Brasil. Os caras firmaram uma parceria com a LNB e disponibilizam o conteúdo no site da liga.

O projeto é tocado por Bruno Marques, mais conhecido como Chiquitito, e Gabriela Neves. Eles já cobriram diversos eventos como o Jogo das Estrelas do NBB e da NBA.

--

--