Resumo da #SemanaTimDuncan: 1 ano da aposentadoria de Tim Duncan
Um compilado de todas as nossas homenagens ao Big Fundamental ao longo da última semana
Normalmente não precisamos justificar prestar homenagens à um grande ícone do esporte. O basquete no Brasil pode estar muito longe de acumular uma gama de fãs semelhante ao do futebol, onipotente na mídia brasileira e dono de uma verdadeira monocultura. Porém, quem produz, ou mesmo quem acompanha a bola laranja, conhece o fanatismo dos envolvidos no mesmo.
No entanto, existem alguns atletas que significam muito mais que outros. Não simplesmente por conta de suas conquistas como profissional, mas por sua relação de idolatria com os torcedores e adversários que ele conseguiu fazer respeitado.
Tim Duncan é um desses caras. Considerado o maior ala-pivô da história, ele foi um dos primeiros grandes jogadores a aposentar-se nesse pouco mais de uma ano de existência do Buzzer Beater.
Por isso resolvemos homenageá-lo ao longo da última semana, com quatro textos e um vídeo em nosso canal. Aqui vai um compilado de tudo que produzimos sobre Timothy Theodore Duncan.
Tim Duncan vs Vasco
O primeiro texto publicado foi na madrugada do dia 11 de Julho, o mesmo dia no qual o ala-pivô anunciou sua aposentadoria.
Quando o relacionamos com o Brasil, o mais comum é lembrar-se de seu ex-companheiro de equipe Tiago Splitter, ou até do belíssimo toco que Alex Garcia lhe aplicou no Pré-Olímpico de 2003. Mas o mais icônico a nível histórico, sem sombra de dúvidas, foi seu confronto com o Vasco da Gama no dia 16 de Outubro de 1999, no McDonald’s Championship. De um lado os cariocas, campeões do Campeonato Sul-Americano de Clubes e da Liga Sul-Americana, do outro o atual campeão da NBA, o San Antonio Spurs de Duncan e David Robinson.
LINK DO TEXTO: https://medium.com/buzzerbeaterbr/o-dia-em-que-tim-duncan-detonou-com-o-vasco-da-gama-8c52541e6f60
O maior nerd da NBA
Outro grande fato na vida de Duncan foi seu amor pelo mundo nerd/geek. E foi isso que abordamos no segundo texto da série.
Sua relação com os universos fantasiosos são enormes. Algo que vai desde o nome de sua filha Quill — em referência a Peter Quill de Guardiões da Galáxia. Passa por incontáveis horas de World of Warcraft com Channing Frye e Andrei Kirilenko. Chegando à joelheira com referências ao Justiceiro. Tim Duncan não é um simples nerd, é o Maior Nerd da História da NBA. E são, justamente, provas disso que você encontra nesse texto.
LINK DO TEXTO: https://medium.com/buzzerbeaterbr/tim-duncan-%C3%A9-o-maior-nerd-da-hist%C3%B3ria-da-nba-834d675dc518
O TCC de uma cultura campeã
É comum vermos as primeiras escolhas dos drafts serem one-and-dones, ou seja, jogadores que passaram apenas um ano na universidade.
Porém, com a primeira escolha de 1997 foi diferente. Um homem, já considerado primeira escolha geral, desde seus primeiros anos no college, decidiu terminar a faculdade. Isso mesmo, naturalmente, a pessoa em questão é Tim Duncan. Como promessa a sua falecida mãe, ele cumpriu os 4 anos do curso de Psicologia na Wake Forest University.
E isso, como poucos sabem, influenciou na dinastia do Spurs na NBA; ano a ano sendo considerados candidatos ao título. Seu TCC e suas produções acadêmicas são uma fórmula escrita do que o levou a ser o que é e o que levou sua franquia a 5 títulos. Toda essa relação entre sucesso nas quadras e sua formação universitário você acompanha no link abaixo.
LINK DO TEXTO: https://medium.com/buzzerbeaterbr/tim-duncan-tcc-cultura-spurs-923eb74ce567
Vlog: Biografia de Tim Duncan
Obviamente que não deixaríamos de homenageá-lo em nosso canal no Youtube.
Diferentemente, dos textos, nos quais contamos histórias específicas, contamos mais sobre a carreira e a vida pré-basquete de Timmy. No melhor estilo biografia, falamos de suas conquistas no Spurs, de seus sonhos de ser nadador olímpico, interrompido por um furacão, e seus primeiros passos… ou melhor, primeiros dribles com a bola laranja.
A criança no cartaz para o atleta burro
Por fim, de maneira digamos… irônica. O último texto, nossa última lembrança sobre Duncan, foi um fato recente, mas não muito feliz para o ala-pivô.
Mais inteligente do que muitos atletas, e com um diploma universitário, esses fatos não foram o suficiente para livrá-lo de sofrer com aproveitadores. E a apunhalada veio de um “amigo”, seu ex-consultor financeiro Charles Banks, o qual conhecia desde seu ano de calouro. Banks enganou Duncan para levar uma grana pro próprio bolso e recentemente foi condenado pelo crime.
Duncan se definiu como “a criança no cartaz para o atleta burro” — em referência a expressão “poster child”, ou seja, as crianças em cartazes que servem para ilustrar campanhas sobre doenças ou deficiência. Veja abaixo, no link, como o Big Fundamental virou o “atleta burro”.
LINK DO TEXTO: https://medium.com/buzzerbeaterbr/como-tim-duncan-alega-que-perdeu-24-milh%C3%B5es-de-d%C3%B3lares-aa68456003f8