Aprenda a fazer sistemas #SQN

Vinicius Reis
by Vinicius Reis
Published in
3 min readAug 11, 2015

--

Este é o melhor momento para começar a programar.
Recentemente vários movimentos para que todos aprendam a programar tem ganhado cada vez mais força. Acho isso excelente.

Nosso setor é um dos poucos que não tem sofrido tanto com A CRISE GLOBAL. Isso se deve em muito a empresários que perceberam que investindo em tecnologia é uma ótima solução para reduzir custos, mas também a popularização da tecnologia como um todo.
Todos querem um aplicativo para ajudar nas tarefas dia a dia e para “socializar”.
Porém esse não é o assunto que quero tratar com esse texto.

Só saber “programar” é o suficiente para ser um programador?

A algum tempo li um excelente artigo sobre talento e outro sobre "boas práticas”.

Posso dizer com segurança que “programadores” existem aos montes. Destes quantos são aptos a “criar” sistemas, serviços ou produtos?

Apesar de programar ser fácil, o pensamento necessário para faze-lo não é.
Peço desculpas a quem acredita que faculdade ou curso vai lhe ensinar o dia a dia de como o “mundo real” do desenvolvimento funciona, pois eles não vão te explicar como um CRM, e-commerce ou quaisquer tipos de sistemas são feitos.

Não me entenda errado, acontece que a realidade do cliente é MUITO diferente do que é apresentado na faculdade, principalmente as “genéricas” como análise de sistemas.

A questão dos cursos.

Esses na minha opinião são os mais complicados.

Conhecimento custa muito, e é difícil de se conseguir, você não vai obter ele somente fazendo um curso. Experiência e vivência que fazem a diferença.

Os reais problemas dos cursos são as falsas expectativas e o nivelamento. Isso somado a estrutura rigida: Aprenda ferramenta XYZ ou Aprenda a Criar Uma Loja Virtual. A pessoa faz esses cursos achando que com isso passará a ser apta a criar um e-commerce e isso esta longe de ser a realidade.

Entenda o que esta comprando

Não quero que você pense que cursos não valem a pena. Valem muito quando se sabe o que esta comprando.

Muitos entram em um curso querendo saber mais, porém quando se vêem em uma situação onde o que eles esperavam sair do curso experts, mesmo quando o curso não vendeu isso a eles, saem falando mal do curso, do instrutor e tudo mais.

É importante entender seu próprio conhecimento, você realmente precisa de um curso introdutório a javascript?

Tenha um aprendizado mais focado

Se você é um desenvolvedor com alguma experiencia e deseja aprimoramento, já percebeu a algum tempo que cursos não funcionam mais para você. Se você chegou a esse nível passe a investir em assuntos mais especificos como Design Patterns, Estrutura de Dados, Arquitetura de APIs etc.

Também não descarte os cursos assim que os vê, se há algo novo e você quer dar um start “mais rápido” os cursos são uma excelente opção. Pesquise sobre o instrutor, experiência na área, projetos e contribuições.

Livros, uma faca de dois gumes.

Enquanto muitos recorrem a cursos para aprender outros já preferem livros.
Eu, por exemplo sou um deles. Porém assim como os cursos estes estão cada vez mais perdendo a qualidade.

Hoje com o acesso cada vez mais fácil a informação e com a facilidade de se publicar livros por conta própria é inevitável que os livros percam a qualidade. Novamente não entendam errado, com a facilidade de se encontrar e de se publicar informação há muitos livros bons o difícil se tornou encontra-los.

--

--

Vinicius Reis
by Vinicius Reis

Fiquei sem meus peões, meu cavalo, minha torre, meu bispo… E até a rainha… Mas ainda é muito cedo para um xeque-mate. Roy Mustang — Fullmetal Alchemist