Samurai vs Ninja

Vinicius Reis
by Vinicius Reis
Published in
4 min readApr 17, 2015

De que lado da força você esta?

Muito se houve falar de “Desenvolvedor Ninja”, mas afinal de contas oque é um Dev. Ninja?

Vamos por partes, primeiro vamos entender o que é um ninja. Não vou me alongar explicando oque é um ninja (para isso temos o Google e o Wikipédia).

Um ninja ou Shinobi (dependendo do tipo de nerd que você é) era um agente secreto especializado em espionagem, assassinatos e afins, tudo muito obscuro e nada gentil.

Então se um ninja não era um cara tão gente boa quanto nós pensávamos, por que atribuir esse título a um desenvolvedor? Simples: como seres humanos só vemos aquilo que nos convém. Fato, não há como se discutir isso. E no caso do ninja pensamos logo em suas habilidades quase sobrenaturais.

Logo um Dev. Ninja é aquele que possui essas habilidades (não considerem assassinato por favor). É aquele cara que saca de 1001 tecnologias, linguagens de programação, banco de dados e se bobear pode até ler a sua sorte nas estrelas.

Você pode e deve estar se perguntando: Ta e dai? onde Samurais entram nessa história toda? Novamente vamos por partes, vamos contar denovo com a ajuda do nosso amigo Wikipédia.

Diferente dos ninjas os samurais eram classificados como soldados e com o passar do tempo se tornaram uma classe/status social, se tornaram referencia de arte e cultura. Mas o que mais chama a atenção nos samurais não são suas incríveis habilidades de luta tanto com armas ou punhos, mas sim sua sua filosofia, seu código de honra o Bushido (caminho do guerreiro).

Seu censo de ética, moral e acima te tudo honra era tão forte que uma vez que o samurai caia em desonra ele cometia suicídio (harakiri ou seppuku).

Não vou me alongar citando todas as habilidades e características de ninjas ou samurais, muito menos me atrever dizer qual deles é melhor (os flamers e fan-boys pira).

Quero levar você a se repensar. Títulos são apenas títulos. Não é um título que paga minhas contas não é um título que me faz dormir a noite. Porem títulos carregam poder e significado.

Com todas as letras agora: Você se considera uma pessoa com honra? Ou um “agente secreto” que age por dinheiro? Não sejamos hipócritas, trabalhamos por dinheiro, eu gosto do meu trabalho e também acho que você goste do seu (se não gosta querido mude de profissão, porque trabalhar com web/tecnologia e não gostar é pedir pra morrer).

Um dev. ninja dentre suas mirabolantes habilidades tem uma que para ele é a mais prática: sua infalível bola de fumaça.

Pintou um problema (Vida de Programador: Ninja) ou um salário 1.5% maior ou se desagradou de algo logo some.

Em geral ninjas trabalham sozinhos, se vendem para quem pagar mais e usam metodologias digamos duvidosas para a solução de problemas.

Já os samurais tem um como principio a honra acima de tudo. Um dev. samurai não vai fugir dos problemas, vai encará-los como novos desafios a serem vencidos. Não vê somente o dinheiro, vê possibilidades. Um aumento de 5% não justifica uma saída ou permanência desse desenvolvedor. No período feudal japonês samurais recebiam como recompensa por seus serviços como terras entre outras coisas. Não sei oque vocês pensam, mas para um homem uma terra que ele pode chamar de sua é muito valioso.

E nos dias de hoje todos querem deixar seu nome, suas conquistas e sua marca no mundo e nas pessoas que nos cercam, ter algo que seja seu, sua obra.

Pense naquele desenvolvedor que você tanto admira. Agora pense no motivo que você tem para admira-lo. Ficar dando uma de ninja e saltando de empresa em empresa, leiloando a si mesmo para quem paga mais vai levar você a deixar que marca no mundo?

Vale lembrar ainda que ninjas trabalham sozinhos, ou com no máximo 3 membros em sua equipe. Um ninja guarda sua habilidade para si mesmo, não gosta de dividir seu conhecimento com outras pessoas.

Samurais como já foi dito são soldados, trabalham em equipe. Lutam, vivem e morrem por seus companheiros e aliados. São mestres dotados de conhecimentos em diversas áreas como artes marciais, katanas e até mesmo literatura e filosofia.

Qualquer um podia se tornar um samurai, desde que tivessem grande habilidade com a katana, não fosse uma pessoa sem honra e seguisse o Bushido.

Meu objetivo não é “Seja um Samurai, Ninjas são do mau” , muito menos tratar de títulos ou adjetivos aqui. Quero trazer a tona uma reflexão sobre se você sabe de fato qual o caminho que você esta seguindo e se vale a pena continuar nele.

Esqueça toda essa bobagem de ninjas e samurais e lembre-se dos seus princípios, lembre-se do que vale a pena.

--

--

Vinicius Reis
by Vinicius Reis

Fiquei sem meus peões, meu cavalo, minha torre, meu bispo… E até a rainha… Mas ainda é muito cedo para um xeque-mate. Roy Mustang — Fullmetal Alchemist