Educafro

Júlia Ruvinski
Código Antirracista
2 min readOct 28, 2021

Inclusão de negros e pobres nas universidades e no mercado de trabalho

ONG que conta com a ajuda de voluntários para lutar pela inclusão de negros nas universidades públicas e com bolsas de estudos nas particulares, visando o empoderamento e mobilidade social para a população negra. Atuando em áreas periféricas, oferecem cursinhos pré-vestibulares comunitários com o auxílio de professores voluntários.

Reprodução: Educafro

Em 2019, surgiu o projeto EducafroTech, com o objetivo de criar caminhos para inserção de jovens negros apenas com ensino médio completo, sem formação técnica ou superior, no mercado de trabalho da Tecnologia da Informação.

Thiago Velloso, assessor executivo da ONG, conta que, com a expansão da área de Tecnologia da Informação, as empresas não contratam, necessariamente, apenas pessoas com curso superior, mas, sim, outras com habilidades técnicas da área. O próprio Nubank conta com funcionários que seguiram até o ensino médio.

Em função disso, surgiu a ideia de capacitar outras pessoas até um determinado nível da Tecnologia da Informação. Algumas têm tempo de dedicar-se integralmente, enquanto outras conseguem destinar um determinado horário para estudo.

“ Isso acabou dando muito certo a gente conseguiu empregar bastante pessoa, né?”

Por meio de cursos presenciais e remotos, a ONG consegue encaminhar os alunos para o mercado de trabalho, os conectando com empresas parceiras que buscam profissionais da área de TI.

Reprodução: Educafro

Curtiu a iniciativa? Acompanhe a Educafro nas redes sociais!

--

--