Preta Lab

Júlia Ruvinski
Código Antirracista
2 min readNov 4, 2021

Inclusão de mulheres negras na inovação e na tecnologia

É uma iniciativa da Olabi, organização social com foco em estímulo do uso da tecnologia para transformação social. O objetivo é incentivar a inclusão de mulheres negras e indígenas no universo da tecnologia.

No site, possuem uma aba de banco de talentos, que reúne 500 perfis de mulheres pretas que atuam em diversas áreas da tecnologia. É uma forma de proporcionar networking e as envolver ainda mais no mercado de trabalho.

A iniciativa surgiu do desconforto da idealizadora Silvana Bahia, que era a única ou uma das únicas mulheres negras nos eventos de tecnologia. A partir disso, a Preta Lab começou com workshops, formação e processos seletivos para empresas, para incluir essas mulheres no mercado e aumentar a visibilidade delas na Tecnologia da Informação.

Aldren Flores, gestora da iniciativa, ilustra a importância da Preta Lab não só para as mulheres que são beneficiadas, mas, também, para as empresas.

“Quando iniciou a Preta Lab, se tinha muito a necessidade de incluir e aumentar a visibilidade. Depois, a gente foi percebendo que as empresas não estavam preparadas para receber essas mulheres. Então, a gente também faz outro trabalho, de conscientização, treinamento, com outras empresas e mundo corporativo”

Reprodução: Preta Lab

Curtiu a iniciativa? Acompanhe a Preta Lab nas redes sociais!

--

--