Compõe, canta e ainda toca gaita. Deviam ter dado logo três Nobel.

FAQ: Bob Dylan ganhou o Nobel de Literatura?

RIDÍCULA
Cabine Literária

--

Desde que o Nobel anunciou o cantor, compositor e divo Bob Dylan como vencedor do Nobel de Literatura, algumas perguntas andam pipocando pelas nossas cabecinhas…

1- Bob Dylan ganhou o Nobel de Literatura?

Pois é.

2 -Mas ele não é músico?

Pois é.

3- Mas, mas, mas as letras dele têm mérito literário?

Têm sim.

4- Mas ainda são letras de música. Né?

É.

5- Qual a diferença entre poesia e letra de música?

Até onde me lembro, letra de música é quando vai um batidão atrás.

6- Então se eu cantar uma música a capela, na verdade estou fazendo um sarau?

Aparentemente.

(Nesses termos, você já fez muito sarau na vida. Lide com essa. Inclusive, agora você é obrigado a responder que gosta de poesia quando te perguntarem embaixo do MASP.)

7- Quer dizer que se eu imprimir as letras da Beyoncé, posso encadernar e chamar de obras completas?

Parece que sim.

Aliás, boa ideia, vai vender horrores.

8- Isso não é ruim?

Sei lá, hoje em dia tão imprimindo canal do youtube e chamando de livro…

9- Mas isso não tá tirando a chance de pessoas que fazem, digamos, uma literatura-literatura?

Até concordo.

Mas vou deixar aqui uma foto do Sarney de Fardão da ABL para você lembrar que o mundo é injusto.

RISOS

10 -E QUALQUER música pode ser considerada poesia?

Suponho que vai da sensibilidade de cada um.

Se o Terra Samba é capaz de tocar sua subjetividade com os versos “O Terra Samba é assim/ suingue, suingue pra você e pra mim/ sinta no corpo a razão de existir”, quem sou eu pra julgar?

(aliás, adoro)

11- Se um músico pode ganhar o Nobel de literatura, significa que eu posso inscrever meu livro de poemas no Grammy?

Por favor, tente e depois me conte.

12- Você não acha que o Nobel está querendo chamar a atenção?

Acho.

Ouvi dizer que ano que vem ele vai fazer piercing no mamilo e pintar o cabelo de verde.

13- E o Bob Dylan, o que está achando de tudo isso?

♫The answer, my friend, is blowing in the wind. The answer is blowing in the wind…♫

Mini-update: O blog Dylanesco também respondeu perguntas com uma playlist “10 poemas que explicam o Nobel do Dylan” :)

--

--

RIDÍCULA
Cabine Literária

Nathalie Lourenço, publicitária e ridícula de nascença. Autora dos Livros Morri por Educação e Sabor Idêntico ao Natural. https://linktr.ee/natlourenco