O seu leitor não é burro

Bárbara N
Cabine Literária
Published in
2 min readOct 5, 2015

Corre pela internet um texto supostamente escrito por Chuck Palahniunk com conselhos para escrever melhor. Nele, o autor pede que escritores iniciantes parem de usar o que ele chama de “verbos de pensamento”, que ele considera meros “atalhos”.

Ele aconselha que você não escreva “João está apaixonado por Maria”, mas que você descreva como João adora o jeito que Maria morde o lábio superior quando está concentrada e acha graça de como ela sempre tropeça no tapete do banheiro e passa uma parte significativa do seu dia imaginando se os futuros filhos deles terão os olhos verdes dela.

Assim, o seu leitor vai saber que João está apaixonado por Maria, você não precisa escrever isso com todas as letras.

Ao invés de fazer seus personagens saberem, pensarem, amarem, lembrarem ou acharem, mostre ao leitor detalhes que o façam concluir que seu personagem sabe, pensa, ama, lembra ou acha algo.

Basicamente, Chuck Palahniunk pede que você não trate o seu leitor como um burro.

A gente acha que precisa ser óbvio para que o leitor entenda nossa história com clareza, mas parte do que faz com que ler seja algo tão prazeroso é justamente “preencher” esses espaços.

Você consegue ver o triângulo branco?

Perceba que, na verdade, não existe um triângulo branco. O que existem são linhas e formas pretas que “sugerem” a existência de dois triângulos. Este é o Triângulo de Kanizsa, ilusão ótica criada pelo psicólogo italiano Gaetano Kanitzsa, em 1955.

Conseguimos ver o triângulo branco porque nosso cérebro é uma máquina de reconhecer padrões. Quando temos uma informação parcial — o que acontece praticamente o tempo todo — nosso cérebro preenche as lacunas.

O que Chuck Palahniunk aconselha é exatamente isso: dê ao leitor as formas e linhas pretas. Deixe lacunas.

Seu leitor — ou melhor, o cérebro dele — fará o resto.

Texto baseado no conteúdo do curso “Digital Storytelling: Filmmaking for the Web”, da Universidade de Birmingham e do Future Learn

--

--