10 conversas fiadas que toda mulher descendente de japoneses está cansada de ouvir

Lidia Saito
Cadê as três?
Published in
4 min readApr 4, 2018

Olá, amores! Há algum tempo eu passo por algumas situações, que no início nem me incomodavam, mas de tanto se repetirem eu já fico sem paciência. Vou explicar: eu sou Nikkei, ou seja nasci no Brasil, mas sou descendente de japonês. Sou amarela, e não branca, meus olhos são um pouco puxados, mas enxergo perfeitamente como uma pessoa “normal”; bom esse é um dos estereótipos que eu tô acostumada a ouvir desde criança.

Hoje eu tenho 25 anos e ainda continuo escutando as mesmas piadinhas e respondendo às mesmas perguntas. Já pensou que chato isso? Mas o que eu quero mesmo é esclarecer alguns rótulos que nós, mulheres com descendências orientais, já escutamos ao menos uma vez na vida, toda vez que a gente conhece uma nova pessoa. Então, bora lá:

1- Nem toda japonesa é “fofinha”

Não se engane, nem todas são kawaii. Eu mesma pareço, mas não pisa no meu calo!

2- Em casa a gente não come só sushi

Tem muito arroz, feijão e farofa também.

3- Nem todas sabemos falar japonês

Imagina, toda vez que você conhece uma pessoa nova, ter que responder a mesma pergunta sempre: “Você sabe falar japonês? Diz alguma coisa aí”.

4- Nós, na verdade, somos brasileiras, assim como vocês

Nascemos no Brasil, só pegamos a descendência dos nossos pais, inclusive, também temos muito samba nos pés.

5- Nossos olhos puxados não são o que nos tornam especiais

Tenta conversar com a gente pra ver que temos muito mais a oferecer do que simples belos olhos puxados.

6- Nem toda japonesa é gueixa

As gueixas são mulheres dedicadas às artes, que oferecem sua companhia aos homens da elite. Aqui tem uma matéria completa sobre elas.

7- “Pra uma japonesa até que você tem um corpo bonito”. Não, isso definitivamente não é um elogio.

Me poupe, nos poupe e se poupe.

8- A gente sabe dançar sim

Então, nada de ficar admirado quando você ver uma nikkei dançando por aí.

9- Nosso cabelo não é só liso e preto

Ele pode ser loiro, ruivo, enrolado, ondulado, alisado, pintado, ou como preferimos. Isso não nos torna menos “japonesa”.

10- Nós não somos sua fantasia sexual

E por fim o mais importante de todos, não somos seu objeto e muito menos o seu fetiche. Somos mulheres e merecemos respeito!

Nada do que foi dito anteriormente nos faz japonesas ‘pirateadas’, pra começar não somos japonesas, somos brasileiras (Nikkei: brasileiras com descendência japonesa. Nunca é demais relembrar). Então agora que já esclarecemos algumas coisas, nada de ficar passando vergonha por aí, tá? Tenho certeza que muitas manas dos olhos puxados já estão cansadas desse tipo de papinho e, pra mim, já se tornou bem chato e inconveniente.

Manas nikkeis, comenta aqui alguma coisa que você está cansada de ouvir e não veio nessa listinha. Beijos e até mais!

--

--