Crédito: Freepik.

7 artistas portugueses para ouvir na quarentena

Juliana Theodoro
Cadê as três?
4 min readMar 18, 2020

--

Enquanto no Brasil começam as recomendações para se manter em casa e evitar o convívio social; aqui, em Portugal, já estamos na chamada quarentena faz alguns bons dias. Resolvi aproveitar esse período complicado para falar de coisa boa, como todo mundo está procurando com o que se entreter, aqui vão 7 artistas portugueses para ouvir enquanto esperamos o surto do Coronavírus (COVID-19) passar (e depois disso também).

Uma das primeiras coisas que se percebe, quando chegamos em Portugal, é que os portugueses conhecem mais do Brasil do que nós, deles. De maneira geral, escutam muita música brasileira, veem nossas novelas e entendem o nosso sotaque (o contrário já não acontece com tanta facilidade).

Talvez essa seja uma boa hora de aproveitar e se permitir conhecer novos talentos, histórias e sotaques. Vocês vão se surpreender como a música portuguesa pode ser diversa, sem perder suas características, e sendo mais do que fado ou o vira.

Artistas portugueses para ouvir e curtir em casa

1. Salvador Sobral

Salvador foi vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2017 (festival que acontece todos os anos na Europa, desde 1956, em que cada país concorre com uma canção. O concurso é transmitido pela TV e o público europeu vota na sua música preferida — importante destacar que um país não pode votar na própria canção, é claro ;)) esta edição venceu com a música ‘Amar pelos dois’, de autoria de Luísa Sobral (irmã de Salvador) e arranjos de Luís Figueiredo.

A letra da música é linda, uma verdadeira canção de amor, e a interpretação de Salvador tem um jeitinho todo diferente. Ah, Salvador também é super fã de Caetano Veloso, com esse bom gosto, só pode fazer música boa também.

2. Mila Dores

Conheci a músicas da Mila bem recentemente. É perfeita para quem gosta de uma voz doce e forte. Mila é do Porto, e estudou na Escola de Jazz da cidade. Também participou das eliminatórias portuguesas, em 2019, do Festival da Canção, com a música ‘Debaixo do Luar’ (minha preferida!), mas não foi a selecionada, perdendo para a nossa próxima dica.

3. Conan Osíris

Quer algo assim mais diferentão? Achou! Conan Osisris é único e faz uma arte fora do comum; além de cantor, é compositor e produtor musical. Sua música mistura muitos gêneros musicais e sempre traz apresentações cheias de expressão. Em 2019, com a música ‘Telemóveis’ (celulares, em português do Brasil), representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

4. Expensive soul

Quer dar uma animada nessa quarentena? Expensive Soul é a pedida. O grupo é composto por Demo e New Max e é uma mistura de soul, R&B, tem hip hop e reggae também. Escutei o grupo pela primeira vez na televisão, no final de um campeonato português de futebol, a energia deles em palco é contagiante. “É má-gi-co, é, é má-gi-co, é” (tem que escutar para poder entender essa piadinha haha)

5. Throes + The Shine

As eliminatórias nacionais do Festival Eurovisão da Canção são uma maravilha para conhecer músicos e músicas incríveis. Esse ano, conheci Throes + The Shine, banda da cidade do Porto e que começou a carreira em 2011. Escutou um sotaque diferente nas músicas? É que Throes + The Shine é uma mistura de Portugal com Angola, tendo inspirações no kuduro angolano e muitos sons eletrônicos. Vale super a pena ouvir.

6. Raquel Tavares

Sentiu falta do fado? Então, toma! Raquel Tavares é fadista lisboeta, que apenas com 12 anos de idade venceu a Grande Noite do Fado. Ela traz muitas inovações ao estilo, inclusive, lançou o álbum ‘Roberto Carlos por Raquel Tavares’, em que canta Roberto em fado. É lindo!

Mas a minha preferida é ‘Meu amor de longe’, um fado feliz, e que faz lembrar as canções de amigo do Trovadorismo medieval, que estudamos em Literatura na escola. Além disso, para quem conhece Lisboa, é uma maravilha relembrar os lugares citados na música.

7. Carolina Deslandes

Por último, mas não menos importante: a minha preferida. Carolina é cantora e compositora e aos 18 anos participou do programa Ídolos, em 2010. Ela tem uma voz doce, e letras fazem qualquer um se emocionar. Em 2017, quando lançou seu single ‘A vida toda’, ficou entre os mais ouvidos no spotfy português. A música é linda. Além dessa, também recomendo ‘Avião de Papel’ com Rui Veloso.

Carolina também tem um blog, com o mesmo nome da música: A vida toda, onde fala um pouco sobre a seu dia a dia e como tem sido sua experiência com a maternidade.

Já está cheia (o) de música boa para ouvir, né? Me conta aí, qual música ou artista vai furar o disco nessa quarentena?

Até a próxima! E como dizem os portugueses, beijinhos grandes e se cuidem ❤

--

--