Foto: Pantera Negra — Marvel (divulgação)

Mulheres de Wakanda

Juliana Theodoro
Cadê as três?
Published in
4 min readMar 23, 2018

--

Quem já viu Pantera Negra? É um filme de tirar o fôlego, não é mesmo? Não só pelas cenas de ação ou pelo figurino incrível, mas também por toda representatividade que ele carrega. Quem não viu, pode ficar tranquilo porque não vou dar spoiler!

Bom, nós já queríamos ter falado antes sobre Pantera Negra aqui no blog, principalmente porque o filme tem vários aspectos interessantes e relevantes, mas infelizmente com os últimos acontecimentos no contexto político do Brasil, as coisas ficaram bem mais complicadas e abordar Pantera Negra ficou para depois.

Maaaaaaas, o momento chegou. E como estamos no mês das mulheres, é claro que é sobre elas, as heroínas de Wakanda, que vou falar! Não lembro qual foi a última vez que eu saí do cinema tão satisfeita com um filme, tanto em nível de roteiro e aspectos cinematográficos, quanto no sentido de representatividade. O fato do filme e de sua equipe ser composta, em sua maioria, por profissionais negros, deixa evidente como isso faz toda a diferença, e que nada melhor do que artistas negros para escrever, produzir e relatar suas vivencias e perspectivas.

O filme é uma aula linda sobre a cultura africana, e nos faz perguntar se existisse uma parte da África que tivesse sido preservada, que não tivesse sofrido, em seu passado antigo e recente, com a colonização, racismo, tráfico de pessoas para escravidão, exploração, divisão arbitrária de seus territórios, e o resultado de tudo isso: as guerras civis e a miséria; como estaria esse território? Como ele seria agora? Para a Marvel (e para mim também) seria um espaço de igualdade, qualidade de vida e altíssima tecnologia: bem-vindos a Wakanda.

Nesse lugar maravilhoso, há mulheres ainda mais maravilhosas. A participação feminina em Pantera Negra não é nada coadjuvante, pode esquecer a Lois Lane e Gwen Stacy sendo carregadas para cima e para baixo pelo Super Homem e pelo Homem Aranha — nada contra elas, mas já deu esse formato de presença feminina.

Em Wakanda, quem defende e proteje o rei são, nada mais, nada menos que as Dora Milaje, um exército de guerreiras incríveis e que sabem usar muito bem lanças.O figurino das Dora Milaje são inspirados nos trajes do povo Maasai, que vive no sul do Quênia e no norte da Tanzânia. Uma historiadora somali chamada Waris Duale listou todas as referências africanas nas roupas de Pantera Negra, e você pode ver aqui.

Uma escolha sábia da equipe do filme foi mudar a perspectiva sobre as Dora Milaje, que nos quadrinhos já foram retratadas como uma espécie de harém do rei, o que, ainda bem, não apareceu no filme.

Nakia, interpretada por Lupita Nyong’o, é a mocinha, mas não do jeito que estávamos habituados nos filmes de super-heróis. Ela faz par romântico com T’Challa (Pantera Negra), mas também é uma heroína. Seu relacionamento amoroso com T’Challa não é o que define sua vida, é somente um aspecto dela. Nakia tem seus objetivos e valores muito fortes, além de ajudar a resgatar mulheres sequestradas por grupos terroristas, ela apoia a causa humanitária de dividir a tecnologia de Wakanda com o resto do mundo para poder ajudá-los, sendo essa a sua prioridade, quer ato mais heróico do que esse?

A minha preferida: Shuri, interpretada por Letitia Wright. Ela é irmã de T’Challa, portanto uma princesa, e completamente fora dos padrões. Além de super engraçada, a Shuri é responsável por boa parte do avanço tecnológico de Wakanda e também põe a mão na massa na hora das lutas. Ela não é só um cérebro, é força também. Fiz o teste do Buzzfeed sobre quem eu sou em Pantera Negra e saiu a Shuri, fiquei até emocionada, sério, hahah. Faz o teste aqui ó.

Uma questão que não posso deixar de citar é que as atrizes escolhidas são mulheres negras de pele retinta, não aconteceu aquele embranquecimento que geralmente ocorre em filmes em que há personagens negros, e os escolhidos são atores de pele mais clara e com traços mais parecidos com o padrão branco.

Há mais mulheres inspiradoras em Panthera Negra, como Ramona (Angela Bassett), rainha de Wakanda, e Okoye (Danai Gurira), general das Dora Milaje. Estou na torcida por filmes solo de uma (ou várias) delas, um filme de super-heroína com uma protagonista negra seria fantástico. Nós sabemos a relevância de ter essas heroínas para nos inspirar. Representatividade importa tanto, agora muitas meninas negras (e mulheres adultas também, haha) sabem que elas também podem salvar o mundo.

Gostou de Pantera Negra? Eu amei! Conta para gente nos comentários sua personagem feminina favorita ou o que mais chamou atenção no filme. Beijos grandes, e Wakanda forever!

--

--