Procurando uma série para ver na Netflix? Achou!

Juliana Theodoro
Cadê as três?
Published in
3 min readJul 13, 2018

Enquanto os produtores de Dark não lançam a 2ª temporada, vivo revirando a Netflix pra ver se acho alguma coisa para preencher o vazio e saudad… quer dizer: tempo. Bem, se você está na mesma situação, pode chegar, que eu já encontrei a série para você. ;)

Tenho que ser logo sincera e dizer que a minha indicação não está no mesmo nível de Dark, mas, como eu disse, é só para preencher o vazio, cof, cof, tempo de um jeito interessante. La Forèt, ou O Bosque, é uma série francesa da Netflix de suspense e investigação criminal — não, não tem viagem no tempo, nem mil personagens (com 3 atores para interpretar cada um) e também não faz seu cérebro explodir — mas vale super a pena.

O roteiro conta a história do desaparecimento de uma jovem de 16 anos numa cidade pequena do interior da França e a consequente investigação policial. Como a cidade é pequena, vocês já sabem, todo mundo se conhece desde sempre e há muitos segredos para descobrir até se resolver esse mistério (e os outros que irão surgir). Como o texto é sem spoiler, não vou entrar em mais detalhes sobre a trama ;)

La Forèt cumpre todos aqueles clichês de uma série de investigação policial de uma maneira muito interessante e própria, e o mais importante: a história não entrega as informações de maneira fácil, você vai tentar (e não vai conseguir) descobrir quem é o responsável por toda situação, porque assim como na vida real, há ações de terceiros, que mesmo sem saber, influenciam para que um crime ocorra. Gostei muito desse aspecto levantado pela trama.

Para quem gosta do gênero investigação policial com pitadas de suspense, é uma ótima dica, modéstia à parte. A série tem somente 6 episódios de mais ou menos 50 minutos cada um, dá para maratonar num dia e ser bem felizinha (o). Ah! Detalhe importante: lembre-se é uma série francesa, então, como não podia ser diferente, tem aquelas características “lúdicas” e sem explicações, que nos parece esquisito por estamos muito acostumados com o cinema/televisão americana, que deixa tudo muito mais explicadinho e cheio de sentido. Esteja aberto a ficar sem respostas para algumas questões (o que não prejudica em nada o enredo) e viva o jeitinho francês de fazer filmes/séries.

Sobre as mulheres, que eu sempre gosto de comentar, eu curti bastante as personagens femininas (mesmo não sendo uma série claramente feminista), há questões muito relevantes que são abordadas como estupro e feminicídio, mas como nada é perfeito essas questões não ganham a profundidade necessária para gerar um debate (o que não é incomum em séries/filmes policiais que trazem assuntos como agressão sexual, assassinato de mulheres, objetificação feminina, etc. Acho que uma série policial feminista seria uma ótima pedida. Alô, Netflix!) .Queria também destacar a atuação da Suzanne Clément — eu não conhecia o trabalho dela -, ela é excelente.

Então corre lá na Netflix, se você ainda não viu La Forèt, faz aquela maratona básica e bora papear. Adoro falar sobre séries!

Beijos, e até a próxima.

--

--