Um natal mais brasileiro

Juliana Theodoro
Cadê as três?
Published in
3 min readDec 22, 2017

--

Natal chegou! Pinheirinho montado cheio de bolas e enfeites, presépios, pisca-pisca, presentes, panetone e todas as outras coisas que a gente ama no natal. Eu adoro natal, e adoro tudo isso (menos panetone), mas vocês já pararam para pensar que muitos desses itens não tem a nossa cara, a cara do Brasil?

Vou contar duas experiências, a primeira: como típica belenense que sou, eu ando de ônibus, e passar de bonde pela Av. Gov. José Malcher na época do natal era sempre muito estranho, eu olhava aquela decoração bonitona que a Yamada fazia, Papai Noel, renas, tudo lindo e encasacado, e a única coisa que eu conseguia pensar era que estava quente como no inferno e que aqueles bonecos iriam morrer de calor em breve.

Segunda experiência: uma vez mostrando a decoração de natal da minha casa para o meu namorado (que é português), ele gargalhou e perguntou porquê eu tinha um boneco de neve de enfeite se no Brasil não neva e ainda mais nessa época do ano, já que dezembro é verão.

Não é muito difícil perceber que temos esses símbolos natalinos, que claramente não são nossos, porque nos foram impostos, seja pela colonização portuguesa (e as demais influências europeias), dominância da cultura estadunidense no Brasil, dentre muitos motivos. É muito provável que esse fenômeno não aconteça só aqui na terrinha, mas em toda América do Sul e partes da África; porque, infelizmente, em termos gerais o hemisfério norte impõe seus valores ao hemisfério sul por questões históricas e econômicas que nós conhecemos.

Ok, Juliana, mas agora você vai querer que a gente mude tudo que nós conhecemos do natal porque é tudo “importado”? Não, galera, é só uma questão de pensar nossa realidade e ser consciente sobre o que nos foi/é culturalmente imposto. — E também trocar aquele boneco de neve por um Papai Noel de bermuda e óculos de sol, que vai ficar muito mais legal ;)

Ter consciência sobre esses detalhes faz com que nós construamos um natal mais parecido com a gente, mais a nossa cara e que combine com a nossa realidade. Ao menos pra mim, é acabar com aquele incômodo que sentia ao ver o Papai Noel e as renas com roupas de inverno em plena Belém, e ver que o nosso natal pode ser tão bonito quanto aqueles dos filmes da sessão da tarde; é comer as nossas frutas e deixar aqueles frutos secos pra lá (sério, quase ninguém gosta daquilo, sempre sobra), é desconstruir o imaginário de como deve ser um bom natal e celebrar de um jeitinho bem brasileiro.

Não tem nenhum problema em montar a árvore, fazer guirlandas de natal, etc., mas talvez seja especial reinventar esses símbolos, sua árvore não precisa ser um pinheiro, você não precisa ter neve, nem pinhas como parte da decoração, principalmente se você nunca viu nenhum dos dois de verdade (como é o meu caso).

Duas youtubers tocaram nesse assunto esse ano, a Nátaly Neri do Canal Afros e Afins e a Jout Jout. A Nátaly montou uma árvore versão BR que ficou a coisa mais linda. Dá uma olhada!

Se topares, reinvente seu natal, deixe-o com a sua carinha, com a cara do lugar que você se identifica. E se não quiser mudar, também não tem problema, nosso objetivo não é ditar regra de nada, é só dar uma sugestão e fazer pensar no assunto ;)

O que você acha da ideia? Pronto para um natal diferente e mais especial? Conversa com a gente nos comentários e conta como seria a sua decoração de Natal personalizada. E, claro, um feliz natal ❤ Muita harmonia, paz e luz nos corações de todo mundo.

Beijos, e até a próxima.

--

--