Música

“Índigo Borboleta Anil”: Liniker encanta público da capital gaúcha

Artista se apresentou no Auditório Araújo Vianna em segunda passagem da turnê por Porto Alegre

Vitória Silveira
Caderno 2
Published in
3 min readNov 1, 2023

--

“Índigo Borboleta Anil”, primeiro disco solo de Liniker, venceu o Grammy Latino 2022 na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira | Foto: Vitória Silveira

Foi ao som da canção “Lili” que as luzes de cor azul anil se acenderam no palco do Araújo Vianna na última sexta-feira (27). Um ano após apresentar pela primeira vez o álbum “Índigo Borboleta Anil” — que dá nome ao show — para Porto Alegre, Liniker retornou à cidade em despedida da turnê. A cantora e compositora paulista entregou uma apresentação vibrante e magnética com referências do início ao fim.

Além de canções do mais recente disco, o repertório do show foi composto por músicas do EP “Cru” e do álbum “Goela Abaixo” — lançados sob a alcunha de Liniker e os Caramelows — , como “Zero” e “Intimidade”. Liniker também homenageou Djavan, uma de suas referências, ao interpretar “Oceano” e “Tanta Saudade”. A plateia, alinhada ao setlist, vibrou, cantou, dançou e se emocionou com as canções, naquela que foi uma verdadeira noite de celebração à arte.

O show, que tem direção musical assinada por Liniker e Julio Fejuca, é um espetáculo envolvente a ser apreciado. De qualquer canto do auditório foi possível sentir a sintonia quase mágica da artista com os oito músicos que a acompanhavam no palco. Entre muitas interações com a banda, danças e um fôlego admirável, Liniker comandou com maestria uma noite inesquecível. Além dos efeitos de luzes, outra coisa que tornou impossível tirar os olhos do palco foi o magnetismo da artista.

Após apresentar a canção “Zero”, Liniker se dirigiu ao público para falar sobre a importância da turnê que está em fase de despedida. “Acho importante mostrar essas canções. Comecei a escrever aos 16 anos e as músicas me salvaram, me deram eixo, me ajudaram a olhar pra mim como uma pessoa que queria sentir o que era amor e queria desvendar esse mistério. Muito gostoso rever essa trajetória, de uma pessoa negra e trans, falando sobre o amor, como gostaria de ser vista e sentida”, disse.

No final da noite, após 1h30 de apresentação e em meio a pedidos de “mais um”, a cantora se despediu do palco com a música “Diz Quanto Custa”, lançada em parceria com Tássia Reis.

Liniker presenteou Porto Alegre com um espetáculo, desde a escolha das canções até a presença imposta no palco, que preencheu o espaço de energia até mesmo nas pausas e silêncios.

Índigo Borboleta Anil

O disco, que é o primeiro da carreira solo de Liniker, conta com a participação de Milton Nascimento, Tássia Reis, DJ Nyack, Tulipa Ruiz, Orquestra Jazz Sinfônica, Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz. Lançado em 2021, o projeto fala sobre intimidade, liberdade, ancestralidade e intuição.

Confira imagens do show

Fotos: Vitória Silveira

--

--