Música

A inusitada trajetória de Joji

Maria Fernanda Freire
Caderno 2

--

De Harlem Shake a Glimpse of Us, entenda como o cantor conquistou seu status de ícone da geração Z

Capa de Nectar. Reprodução: Joji

Nascido no Japão em 1992, George Kusunoki Miller, internacionalmente conhecido como Joji, alcançou o sucesso através da música. Famoso principalmente entre a Gen Z, o cantor por trás de singles como Slow Dancing in the Dark e Glimpse of Us, virais no aplicativo Tik Tok, já estava acostumado com a repercussão online: antes de apostar na música, o artista alimentava o canal no Youtube TVFilthyFrank, que soma atualmente 7,88 milhões de inscritos.

O canal, ativo desde 2013, era focado majoritariamente em esquetes de humor, nas quais Miller apresentava personagens como Filthy Frank e Pink Guy, que se tornaram recorrentes e favoritos do público. Além disso, foi no TVFilthyFrank que um dos primeiros virais da internet estreou. O Harlem Shake, vídeo de dança que se popularizou em 2013, estreou no canal de Joji e foi reproduzido por milhares de pessoas.

Apesar do sucesso estrondoso no youtube, a carreira do artista mudou de rumo em 2017. Ele encerrou sua carreira como produtor de conteúdo na plataforma para focar em sua música. Apesar de ter lançado 3 EPs ainda em 2017, o primeiro álbum, Ballads 1, veio apenas em 2018. O som de Joji mistura os estilos R&B, Lo-fi e pop, criando uma mescla sonora bastante única. As letras, algo entre o romântico e o melancólico, dão às faixas do cantor um tom emotivo e sensível.

Esse tom tão específico das produções de Joji se manteve no seu segundo álbum, Nectar, de 2020, e também nos singles posteriores, como o hit Glimpse of Us. Essa música, em especial, parece sintetizar as melhores qualidades de Joji enquanto artista: sensibilidade para compor uma letra que emociona e habilidade técnica para desenvolver a melodia que traduza o sentimento expresso naquelas palavras.

Não à toa, o cantor se tornou um ícone da geração Z. A subjetividade que o artista possui de se conectar, unida a seu passado no youtube fazem com que ele consiga se conectar com o público mais jovem de forma excepcional. A trajetória surpreendente de Joji é, de certa forma, um retrato da geração que admira seu trabalho: sempre em busca de novas oportunidades e experiências.

--

--