A solidão do alcoolismo pelos olhos de Mitski

A cantora voltou a ativa no último dia 26 depois de quase um ano e meio do lançamento do seu último álbum, Laurell Hell

Eduarda Souza
Caderno 2
Published in
3 min readAug 4, 2023

--

Mitski no clipe de Bug Like an Angel
Foto: Divulgação

Com o novo single, Bug Like an Angel, Mitski apresenta seu próximo álbum, The Land Is Innhosptable And So Are We, trazendo de volta o lirismo característico de suas músicas com uma melodia leve e letra fluida. Ela conta a história de um personagem alcoólatra afeito à sua situação de maneira familiar, que encontra a liberdade da bebida, mas se sente preso a ela e às expectativas de terceiros que não foi capaz de alcançar.

Mitski no clipe de Bug Like an Angel

A narrativa da canção começa quando, nos primeiros versos, o personagem está bebendo o pouco que resta no copo e acaba percebendo um inseto grudado ao vidro, de asas abertas, tomando a forma de um anjo como no título da música. Em seguida vêm os versos “As I got older I learned I’m a drinker/Sometimes a drink feels like family”, que dão a entender que, apesar de tudo, o eu lírico tem consciência das consequências do vício. Usando uma simples sequência de quatro acordes, Mitski nos mantém tão presos à música quanto o personagem ao seu ciclo interminável.

Ouvindo pela primeira vez, o coral que aparece de repente soa estranho aos ouvidos já acostumados com a calmaria da música. Embora seja um dos poucos elementos que quebram o ritmo monótono, é necessário ouvir mais de uma vez para se habituar com as vozes.

Mitski segue a música falando sobre promessas rompidas que agem como uma faca de dois gumes, quando você as quebra, elas te quebram de volta. O coral vem novamente dando intensidade a essa ideia, mais comovente que da primeira vez, demonstrando como é possível se sentir tão solitário mesmo quando não se está sozinho.

“When I’m bent over, wishing it was over

Making all variety of vows I’ll never keep

I try to remember the wrath of the devil

Was also given him by God”

A última estrofe traz novamente figuras ligadas à religião e fica aberta a interpretações positivas ou negativas: Deus tornou o diabo em quem ele é, assim como faz com o personagem ao fazê-lo passar pelo sofrimento, tirando a esperança de um recomeço já que uma força maior o quer assim. Porém, pensando pelo lado otimista, a provação é necessária para que ele perceba que o fundo do poço não é o seu lugar, mas ele precisa chegar até lá para poder dar a volta por cima.

Agradável e emotiva, Bug Like an Angel está disponível em todas as plataformas musicais, contando também com um vídeo de Mitski explicando os conceitos por trás da música e um videoclipe, ambos disponíveis no YouTube. O álbum está previsto para ser lançado em 15 de setembro.

--

--