Televisão

Adaptações de um antigo casamento para os dias atuais

As alterações sociais e artísticas na nova série limitada da HBO

Lucas Vidal
Caderno 2
Published in
4 min readNov 11, 2021

--

No último mês, a internet foi dominada por fotos e vídeos do novo casal da televisão norte-americana: Jonathan e Mira, interpretados por Oscar Isaac e Jessica Chastain na minissérie da HBO “Cenas de um casamento”, adaptação da série de mesmo nome criada por Ingmar Bergman, em 1973. As duas obras partem da premissa de mostrar as complicações de um casamento de classe média em crise, contudo, a versão atual, escrita e dirigida por Hagai Levi, aborda questões da sociedade contemporânea, como o empoderamento feminino, paternidade e uma breve discussão sobre monogamia. Por mais que seja ingenuidade imaginar que a versão de 2021 é superior — ou está ao mesmo nível — que a obra original de Bergman, o remake traz perspectivas consideráveis sobre um relacionamento do século XXI.

As ideias são introduzidas logo no início da minissérie, quando uma estudante de psicologia entrevista o casal — aparentemente feliz e sem problemas — para uma pesquisa acerca de como casamentos monogâmicos são afetados pelas normas de gênero. Nessa cena, os personagens descrevem-se e falam quais funções desempenham no relacionamento, um momento importante para o decorrer do enredo, pois, a partir disso, entende-se a conduta e a personalidade de ambos, que conduzem a história.

Jonathan, acadêmico de Filosofia, trabalha em casa e passa mais tempo cuidando da filha em razão da flexibilidade de seus horários. Por outro lado, Mira, a provedora da família, é vice-presidente de gestão de produtos de uma empresa de tecnologia e, em função do cargo, passa longas horas no trabalho, exercendo a maternidade apenas nos fins de semana. Portanto, identifica-se que há uma inversão nos papéis sociais e historicamente atribuídos à estrutura familiar tradicional, típicos da sociedade patriarcal.

Porém, o moderno e contente relacionamento dos dois é desmentido no decorrer do episódio. Depois de um jantar com um casal de amigos, Mira conta para Jonathan que está grávida e, devido aos medos e incertezas, decide abortar. Por consequência disso, seu casamento começa a ruir, porque não conseguem lidar com o luto dessa decisão e problemas antigos não resolvidos ressurgem. Na tentativa de salvar o relacionamento, os dois estabelecem uma relação aberta, que fracassa. Mira pede divórcio e revela que irá para Tel Aviv com seu novo namorado, pois se sente infeliz em seu casamento com Jonathan. A partir desse momento, a minissérie retrata, ao longo de uma passagem de tempo confusa de cinco anos, os conflitos do processo de separação do casal e como eles lidam com seus sentimentos para superarem a ausência do outro.

Devido à pandemia de Covid-19, a equipe de “Cenas de um casamento” precisou utilizar espaços delimitados, gravando quase todos os episódios apenas na residência onde a família vive. Em virtude do trabalho magnífico da direção de arte de Deborah Jensen e do designer de produção Kevin Thompson, ficou claro o empenho e cuidado dos profissionais, pois, não apenas imergiram o espectador no mesmo ambiente que Jonathan e Mira, tornando a relação ainda mais próxima, mas também transformaram a própria casa em um personagem. Conforme os dois mudam de comportamento após o fim de seu casamento, o lar acompanha essas mudanças ao longo da minissérie. Se no primeiro episódio a casa era um ambiente acolhedor e familiar, no último capítulo, o casal sente que ela não é mais a mesma; e sim uma diferente daquela que conhecia, tal qual Jonathan e Mira, que refletem sobre suas próprias mudanças.

No entanto, o sucesso da adaptação de Hagai Levi advém da química entre Jessica Chastain e Oscar Isaac, que são amigos de longa data. Antes mesmo do lançamento oficial da minissérie na televisão, os atores mostraram um pouco da sua conexão no tapete vermelho da estreia de “Cenas de um casamento” no Festival de Veneza, onde Oscar — sensualmente — beijou o braço de Jessica, fazendo com que o ato de carinho viralizasse na internet. Os dois têm uma amizade de mais de 20 anos e compartilham suas admirações entre si, e essa conexão ocasionou em atuações pessoais em muitas das cenas íntimas.

Jessica Chastain e Oscar Isaac no Festival de Veneza

Ao longo da minissérie, fica evidente que eles mergulharam nos personagens de Mira e Jonathan e deram vida ao papel de um casal do século XXI de forma autêntica, sem exageros ou receios, resultando em duas atuações memoráveis para o ano de 2021. “Cenas de um casamento” é um doloroso drama familiar, com diálogos bem construídos e uma belíssima direção de fotografia e arte, que apresenta em seus cinco episódios os estágios de uma separação e os sentimentos que a sucedem.

--

--

Lucas Vidal
Caderno 2

Estudante de Jornalismo na UFRGS. Fascinado pela rua e suas diferentes histórias. Também escrevo tweets. Gay. Ele/dele.