Música

“Coisa Boa”: Lagum volta ao Araújo Vianna e grava clipe de música inédita

A banda mineira, que se apresentou pela segunda vez no Auditório da Osvaldo Aranha no sábado (3) com a turnê Depois do Fim, se jogou no público e gravou trechos de novo videoclipe

Daniela Lacerda
Caderno 2
Published in
4 min readJun 12, 2023

--

Lagum durante a canção “Eu e minhas Paranoias”. / Foto: Daniela Lacerda

Lagum, além de surpreender os fãs antigos colocando na setlist músicas como “telefone” — canção que não estava inclusa nos outros shows da turnê Depois do Fim — ainda invadiu a plateia pra gravar um trecho do clipe “Coisa Boa”, canção inédita, com o público gaúcho. Essa é a segunda vez que o AAJ recebe o grupo, mas é a quinta vez que se apresentam na capital gaúcha. A setlist mudou, incluindo canções novas, trocando a ordem e superando o último show (em março de 2022), fazendo deles cada vez menos previsíveis.

9 anos de história

A banda formada em 2014 comemora este ano nove anos de estrada. Projetos para a comemoração do aniversário do grupo estavam espalhados pelo local. Foram postas placas escritas “9 anos de Lagum” e fitas da cor verde para por no flash do celular nas cadeiras do auditório. Um cartaz extenso com o dizer “9 anos Lagum” foi colocado na grade central, de frente pro palco.

Uma noite de aniversário não podia faltar as clássicas, então, durante o show, quando Pedro Calais (vocalista) perguntou o que a galera queria ouvir, o pedido por “Fifa” acendeu com o grito dos fãs por todo o espaço. A setlist incluiu músicas dos 4 álbuns da banda (Seja o Que Eu Quiser; Coisas da Geração; MEMÓRIAS (de onde eu nunca fui) e Depois do Fim), contemplando diversas fases da banda, seus variados estilos e os ciclos novos.

Coisa boa

No fim do show, a banda de cima do palco pediu silencio para a plateia. Se cumprissem, Pedro prometeu que eles iriam até o meio do público. Depois de algumas tentativas, deu certo. O vocalista então contou a novidade para os fãs de Porto Alegre e disse que um trecho do clipe de “Coisa Boa” — canção ainda não lançada da banda — seria gravado naquele momento. Ele e Chico (baixista) ensaiaram o refrão que seria gravado e logo após, Pedro, Chico, Otávio e Jorge saíram pela lateral direita, em fila, e foram até a plateia central, onde gravaram o videoclipe.

Pedro Calais no meio do público durante a preparação para a gravação do clipe “Coisa Boa”. / Arquivo pessoal

Depois do Fim

Para fazer o álbum — lançado dia 14 de abril — , a banda passou a morar junto por 2 meses, vivendo uma espécie de “imersão” e “dividindo coisas extra musica”, como revelaram em entrevista à Rádio CBN. Os músicos mineiros resolveram experimentar novos instrumentos, como o moog e o piano de calda (que já estava no estúdio) para compor.

Além dos instrumentos, a voz neste novo disco também teve novas incorporações e mudanças. Agora, mais do que antes, a voz de Otávio faz parte das canções e inclui efeitos sonoros, sendo backing vocal também.

Segundo Jorge, guitarrista da banda, o processo de imersão que a banda escolheu fazer durante dois meses num estúdio de uma fazenda teve um impacto muito positivo para o resultado final. No DDF, o grupo teve mais tempo em estúdio de preparar, produzir, tocar as musicas e discutir conceitos — experiência que por conta da correria do dia a dia, shows, compromissos e por causa do marketing, não conseguiam viver antes.

Veja abaixo imagens do show

Lagum em Porto Alegre com a turnê Depois do Fim. / Foto: Daniela Lacerda

--

--

Daniela Lacerda
Caderno 2

Estudante de Jornalismo e interessada no que ainda não descobri