“Duna — Parte 2”: um dos maiores épicos da atualidade

Num salto estrondoso de qualidade, a continuação de Duna (2021) é imersiva e surpreendente, sendo capaz de conquistar antigos e novos fãs

Georgia Cristina
Caderno 2
Published in
3 min readMar 18, 2024

--

A imensurável magnitude da nova parte da obra “Duna” já pode ser considerada o blockbuster do ano. Dirigida pelo canadense Denis Villeneuve, a sequência “Duna — Parte Dois” supera a devagar velocidade do primeiro filme, que foi lançado nos cinemas em 2021.

Paul Atreides (Chalamet) e Chani (Zendaya) | Foto: Legendary Pictures

O longa narra a cruzada de Paul Atreides (Timothée Chalamet) após sua família sofrer um grande golpe do clã Harkonnen, liderado pelo Barão Vladimir Harkonnen, interpretado genialmente pelo sueco Stellan Skarsgard. Unido ao povo Fremen do planeta Arrakis, agora Atreides terá sua oportunidade de se vingar contra aqueles que conspiraram a favor da derrota e assassinato de sua família.

A produção conta com um poderoso e elogiado elenco, com vários nomes de peso: além do protagonismo de Timothée Chalamet e os grandes papéis de Zendaya e Rebecca Ferguson, temos também Javier Bardem, Léa Seydoux, Dave Bautista, Stellan Skarsgard, Florence Pugh, Christopher Walken e Charlotte Rampling, sem contar a recém descoberta participação de Anya Taylor-Joy no longa, que foi oficialmente anunciada poucos dias antes da estreia do filme nos cinemas.

Um dos personagens introduzidos na sequência é o cruel guerreiro Feyd-Rautha, sobrinho e herdeiro do Barão Harkonnen (Stellan Skarsgard), interpretado por Austin Butler, conhecido por seu Elvis Presley no filme de Baz Luhrmann.

Paul Atreides (Chalamet) e Feyd-Rautha (Butler) em Duna — Parte 2 | Foto: Divulgação

Não é por nada que Villeneuve já tenha declarado recentemente que as imagens visuais são o objeto de impacto de um filme, pois a fotografia de seu novo longa é espetacular, tornando importante mencionar os tons monocromáticos das cenas que possuem como plano de fundo o planeta Harkonnen, Giedi Prime, e a grandiosidade dos momentos em que testemunhamos a paisagem do planeta arenoso Arrakis.

Outro artefato importante que transforma “Duna — Parte Dois” em uma experiência imersiva é o som (que domina as salas de cinema com muita facilidade, sem temor de seu próprio peso dentro da narrativa) e a interessante trilha sonora de Hans Zimmer. O saldo final do filme é extremamente positivo e vale a conferida nos cinemas.

A primeira parte da franquia recebeu uma notável atenção das premiações, concorrendo em 10 categorias dos prêmios Oscar (até para Melhor Filme) e vencendo seis prêmios, como Melhor Som e Melhor Cinematografia. Mantendo em vista a notável superioridade da sequência em relação ao primeiro capítulo, não há sombra de dúvidas de que “Duna — Parte Dois” pode se tornar um forte concorrente na próxima temporada de premiações.

Chani (Zendaya) e Jessica Atreides (Ferguson) | Foto: Divulgação

Lançado no dia 29 de fevereiro de 2024, “Duna — Parte Dois” segue nos cinemas e também se encontra disponível em IMAX.

--

--

Georgia Cristina
Caderno 2

24 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, apaixonada por cinema e idiomas, e acho que gosto de escrever também.