Crítica

Home is where my dog is

Por quanto tempo você esperaria alguém que ama? Você se manteria leal como um cão por 10 anos?

Bruna Silveira
Caderno 2
Published in
3 min readJul 17, 2024

--

O filme “Hachiko para Sempre” é uma obra baseada em fatos reais, que tem como protagonista um Akita Inu, uma raça de cachorro bem conhecida na Ásia, que ganhou até uma estátua pela comovente história. O enredo já teve algumas adaptações em meio a esses anos, que sempre comoveu milhares de pessoas, como o conhecido filme “Sempre ao Seu Lado’’, e após quinze anos, a narrativa ganhou um novo filme para amolecer o coração de todos os espectadores.

Estátua real, em Tóquio, do lado de fora da estação onde Hachiko esperou por 10 anos.

A sensação ao ver o longa é como se o filme deixasse o público refletindo o quão forte é a lealdade a quem amamos. Você esperaria alguém que ama por 10 anos? Pois, o Hachiko esperou por Chen Jingxiu. O filme se passa na China, e conta a história de como Chen Jingxiu — um professor, que vive com sua esposa, viciada em mahjong, e seus dois filhos adolescentes que estão construindo suas vidas — conheceu seu grande amigo Hachiko — mais que amigo, pai de pet. Por ventura, o professor encontrou Hachiko perdido no meio da estrada, e por mais que sua esposa tenha sido bem resistente a adoção do mais novo membro da família, ele estava decidido de que o cão seria seu filho mais novo. Entretanto, Li Jiazhen logo amolece seu coração, como é visto na cena em que ela deixa o cão subir na cama molhado.

Apesar de a história ser muito emotiva, o diretor, Ang Xu, conseguiu tornar o filme uma experiência com um misto de sentimentos, ao mesmo tempo que ela é tocante — pode até causar uns choros — , consegue ser também cômica, como vemos em alguns momentos do filme cenas engraçadinhas, tal como o professor conhecendo seu genro ou contando para seus filhos que eles têm um irmão mais novo. A narrativa consegue captar bem a essência da troca entre o professor e Hachiko, além de mostrar como pode ser importante ter um pet em sua vida — por exemplo, quando os filhos saem de casa e ela acaba se tornando maior. Além disso, o filme traz algumas lições valiosas de vida nas falas do Jingxiu, como “os humanos vivem apenas algumas décadas, só vivemos de verdade quando estamos fazendo aquilo que gostamos”, fala usada para convencer sua esposa a aceitar a adoção de Hachiko.

Após o falecimento do professor, Hachiko fica sob os cuidados da filha de Jingxiu, mas neste tempo acaba se perdendo — ou se achando — e acaba no mesmo lugar onde esperava seu pai humano todos os dias, na estação. Após 10 anos ele se reencontra com sua família, e logo após também com seu grande amigo, o professor. E citando-o, “ nós sempre vamos em direção a luz”, e foi na luz onde eles se reencontraram.

Hachiko e Jingxiu da vida real.

Ademais, o Akita Inu usado para ser o personagem principal da trama foi resgatado de maus tratos por uma ONG, e logo após escolhido para se tornar um ator famoso. Após o filme, ele se aposentou e hoje vive feliz com sua nova família.

Portanto, Ang Xu conseguiu obter bem o melhor dos dois mundos — falas engraçadas com cenas emocionantes que tocam o seu coração. Pode ter certeza que todos sairão da sala de cinema com o coração quentinho.

--

--

Bruna Silveira
Caderno 2
0 Followers
Writer for

Estudante de Publicidade e Propaganda que escreve resenhas críticas e devaneios.