Música

Jovem Dionísio “acorda” o público com ousadia e energia no palco do Bar Opinião

A banda curitibana se apresentou na última sexta-feira (07), entregando um show energético com direito a competição de dança e interação com fãs em cima do palco

Daniela Lacerda
Caderno 2
Published in
4 min readOct 11, 2022

--

Bar Opinião, Porto Alegre outubro, 2022 acorda pedrinho tour | Reprodução: @jovemdionisio / Instagram

O final de semana do Opinião começou com agito suficiente pra que filas se formassem no entorno da casa de festas. A fila antes das 23h da noite dobrava a Lopo Gonçalves e presenciava desde fãs de carteirinha e “uniforme” da banda ocupando os primeiros lugares da fila, até adultos com gostos alternativos. Com apenas três anos de carreira, Jovem Dionísio vem conquistando um público engajado e diverso nos shows e nas redes sociais. A banda que nasceu em Curitiba passou por Porto Alegre com a sua intitulada “mini turnê” pelo Sul para promover o álbum Acorda Pedrinho — mesmo nome da música chiclete do grupo, que hitou no TikTok nos últimos meses e que já soma mais de 21 milhões de visualizações no clipe da canção.

Um encontro que acabou em música

GUPE, duo musical de Porto Alegre que abriu a noite manteve o público animado até o show da Jovem Dionísio. Eles, que se encontraram com o quinteto durante uma festa e que rendeu o convite para abrir o show na capital e em Caxias do Sul, estavam transcendendo no palco e impressionados com a recepção do público perante o show. Os integrantes da GUPE, como eles mesmo disseram nas suas redes sociais, há muito tempo escrevem música juntos, e criaram a banda então para poder dividir isso tudo com as outras pessoas. ️Guga Lamar e Pedro Freitaz começaram fazendo covers caseiros e super bem produzidos, cantando musicas de diversos artistas do país como: Skank, Lagum, Djavan, Gilsons, Armandinho e inclusive Jovem Dionísio. Em fevereiro desse ano, lançaram seu primeiro ep nomeado “Na Beira do Sonho. A dupla, durante o show, ainda cantou sucessos do cantor Silva, como A cor é rosa, além de tocarem Tangerina, canção de parceria entre Tiago Iorc e Duda Beat e o icônico e atemporal hit de Ivete Sangalo, Quando a chuva passar. Depois de se despedir da galera e sair do palco, os meninos da GUPE foram chamados de volta pro palco com gritos recheados de “mais um, mais um”; a dupla, então, aproveitou e cantou mais sucessos brasileiros como a música Jovem, de Julio Secchin, que teve uma ótima recepção dos espectadores.

GUPE no palco do Opinião. Guga na esquerda com o violão e Pedro na direita da foto tocando guitarra

Mais do que fazer música, sentir a música

Quando o quinteto entrou no palco, muito barulho do público chegou junto com cada integrante que surgia. Jovem Dionísio além de trazer um espírito eclético, versátil e adaptado aos gostos dessa geração de jovens, ainda representa quem curte mais do que ouvir música: representa quem curte senti-la. A performance no palco — que se torna pequeno para tamanha presença e domínio que os integrantes tem — preenche o espaço e, dessa forma, chama os fãs para “dentro do show”. Bernardo Pasquali, o vocalista, usa seu corpo quase como um instrumento, ao dar protagonismo para o ritmo da música nos seus movimentos corporais enquanto canta. Durante a apresentação eles misturam desde indie pop, rap, eletrônica, funk até bedroom pop com toques psicodélicos.

Interativos e dinâmicos

Os modernos curitibanos além de trazerem músicas inéditas pra essa nova passagem em Porto Alegre fizeram, no meio do show, uma competição de dança entre os integrantes: Bernardo Pasquali (vocalista), Gustavo Karam (baixista), Bernardo Hey (tecladista), Rafael Mendes (guitarrista) e Gabriel Mendes (baterista). Enquanto rolava a música Tu Tem Jeito de Quem Gosta o grupo a pausou no meio e anunciou a brincadeira. Cada músico preparou uma mini canção original para a sua performance no palco junto com movimentos corporais criados também por eles. O grupo de meninas “uniformizadas” de Jovem Dionísio foi chamada no palco para ajudar na a decidir quem ia levar a competição. No fim, o vencedor foi Gustavo Karam.

Banda Jovem Dionísio e fãs no palco reunidos para decidir o vencedor da competição de dança

Após a disputa calorosa e divertida, as meninas, fãs de carteirinha da banda, ainda mostraram a coreografia que prepararam para eles e, obviamente, não perderam a oportunidade de apresentar ela no palco — atitude de coragem e inédita ainda nos shows deles segundo o vocalista da banda.

Jovem Dionísio agradecendo e se despedindo do público após voltarem para cantar mais

Ao final da noite, o público ainda pôde adquirir os produtos da loja oficial da banda, que continha peças como: camisetas, moletons e bonés. Os garotos da GUPE, após o show da banda principal, ainda desceram para o saguão do Bar e ficaram batendo um papo com alguns amigos que foram prestigiar a apresentação deles na noite. Depois de Porto Alegre a banda se apresentou em Caxias do Sul no dia 08 de outubro, fechando sua passagem pelo estado.

--

--

Daniela Lacerda
Caderno 2

Estudante de Jornalismo e interessada no que ainda não descobri