Literatura

“Murdle”: o jogo vira livro e o mistério continua

Pra quem é chegado numa partida de Clue ou num “quem matou?” de Agatha Christie, um novo passatempo chegou às livrarias

Julia Hoppe
Caderno 2
Published in
3 min readJun 26, 2024

--

Você já ouviu falar de Wordle? E Moviedle? Esses e outros são exemplos de sites que constituem simples desafios diários de adivinhação ou lógica e são um verdadeiro fenômeno dos últimos tempos. Pensando nisso, o autor, programador e entusiasta de mistérios Greg Karber (conhecido pelo pseudônimo G.T. Karber) criou o site Murdle.

Interface do site original que inspirou o livro

Assim como nos outros exemplos, o jogo possui um algoritmo que gera um mistério por dia a ser resolvido, cada qual com suas diferentes possibilidades de armas, suspeitos, locais e pistas. Cada um desses elementos possui sua respectiva e detalhada descrição, ou seja, ao clicar em um personagem ou local, por exemplo, uma série de características correspondentes é mostrada. O site conta ainda com uma tabela interativa para auxiliar na resolução do enigma, fator que foi fundamental para popularizar o game.

Ficou com vontade de testar suas habilidades de detetive? Ok, Sherlock Holmes, acesse aqui o desafio de hoje: murdle.com

Capa e interior do livro em sua edição brasileira — Reprodução: Intrínseca

Com o sucesso do site, Karber decidiu levar seu protagonista, Dedutivo Logicus, e outros personagens para o papel, lançando uma série de 3 livros, sendo cada um uma coletânea de 100 de seus enigmas. Em 2024, os criptogramas e tabelinhas do best-seller, que foi o primeiro volume da coleção, conquistaram o prêmio de livro do ano pelo British Book Awards.

Com descrições engraçadinhas e diferentes níveis de dificuldade de dedução, o desafio se torna um ótimo passatempo pra quem quer tirar uma folga das telas. O livro não segue uma narrativa exatamente linear, mas as resoluções se revelam interligadas ao serem consultadas as páginas de respostas.

Nas terras tupiniquins, por enquanto, a coleção conta somente com seu primeiro volume, lançado pela editora Intrínseca em maio de 2024. A edição vem se popularizando entre os curiosos de todas as idades.

Minha experiência ao finalizar Murdle:

Após a resolução dos 100 enigmas do livro, pesquisando sobre os próximos, fiz uma descoberta interessante: a versão original americana possui um enigma a mais do que a brasileira. Como forma de divulgação para os volumes seguintes da coleção, o original contava com o enigma 101, um elaborado criptograma que não foi incluído nas páginas finais da versão brasileira (pelo menos nas primeiras edições). Na prática isso não interfere em nada na mágica do mistério, é claro, mas é inevitável o gostinho de quero mais que a tal descoberta deixa no leitor.

Além disso, há relatos de traduções (além do português) em que alguma pista foi retirada, repetida ou traduzida equivocadamente e prejudicou a compreensão de certos enigmas. É possível notar pequenos erros de digitação e uma ou outra alteração equivocada das pistas na versão brasileira também, mas, apesar de dificultar, não bloqueia a compreensão ou diminui a diversão das resoluções.

Como uma pessoa que assistiu Knives Out 3 vezes e sempre adorou os poucos problemas de lógica que vinham naquelas revistas de cruzadinhas, minha experiência não poderia ter sido melhor. Aos aventureiros dispostos, recomendo preparar o lápis e a borracha para duvidar de seus próprios palpites. Tenha muito cuidado ao subestimar os enigmas mais fáceis e boa sorte!

--

--

Julia Hoppe
Caderno 2

Estudante de Jornalismo, usuária de letterboxd nas horas vagas e apaixonada por moda!