Literatura

“Por Ventura” e as surpresas de um jornalista vivendo no Rio de Janeiro

A experiência de viver como jornalista na cidade maravilhosa

Victória Armando
Published in
2 min readSep 16, 2021

--

Amazon.com

Quando li Por Ventura, do autor Mauro Ventura, num dia de verão e muito sol, me transportei para o Rio de Janeiro, entrei imediatamente em sintonia com a narrativa. Ou narrativas, no plural mesmo.

O livro Por Ventura é uma coleção de crônicas que prendem e fazem perder a noção do tempo. Na contracapa, o autor Luís Fernando Veríssimo nos avisa que o Brasil tem um caso com a crônica, e que o amor reacendeu lendo Ventura. Ele está muito certo, o carinho e a brasilidade transparecem em cada texto, me senti presa do início ao fim.

Sem dar spoiler, o capítulo que mais me chamou atenção foi o de “encontros”, no qual o jornalista nos conta sobre pessoas que passaram em sua vida, às vezes rapidamente, mas que deixaram marcas permanentes. Me fez perceber que a vida é sobre isso: muitos encontros ao longo da sua aventura (de viver).

Como jornalista em formação, fui tocada pela noção da inquietude: o jornalismo não soluciona nada; nosso papel é relatar para a sociedade os problemas e os fatos. Porém resolver as coisas… não. Em especial no capítulo dos “invisíveis”, em que o autor relata encontros com as pessoas á margem da sociedade, pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, e escreve de maneira a perceber-se como igual; é lindo de ler e se perceber como o outro, com empatia. Realmente, ler as crônicas é se perceber na própria aventura.

Boa viagem!

--

--