Séries

Quiet on Set: Os bastidores problemáticos da Nickelodeon

A série documental que foi lançada recentemente retrata acontecimentos problemáticos e sérias acusações sobre o passado da emissora

Eduarda Silva
Caderno 2
Published in
3 min readApr 5, 2024

--

Quem nunca passou horas do seu dia assistindo as famosas séries da Nickelodeon ? Que o canal de televisão marcou a infância de muitas pessoas, isso nós já sabemos. O que muitos não sabem é que a emissora tem um passado conturbado, que ocorreu durante os bastidores de algumas séries famosas.

Nos últimos anos, os rumores na internet sobre possíveis abusos, piadas questionáveis ​​e esquetes exagerados no set de filmagem aumentaram cada vez mais. Os “investigadores” de plantão começaram a analisar vídeos e episódios que exibiam um outro lado das séries. O ambiente que era visto como engraçado acabou se tornando tóxico e assim afetando um considerável número de celebridades e outros profissionais.

Um dos boatos mais comentados na internet é sobre a fascinação por pés (podolatria) de Dan Schneider, produtor de séries como Drake & Josh, iCarly, Brilhante Victória, Kenan & Kel e Zoey 101. Dan é acusado recorrentemente de usar os pés dos atores como fetiche, já que são partes do corpo que aparecem em destaque em inúmeros episódios das séries.

Reprodução: Google

Outro rumor e acusação é que Dan Schneider abusou de atrizes como Jamie Lee Spears, Amanda Bynes e Erin Sanders, e de outras meninas dos elencos. Além de dar festas na piscina da sua casa e chamar as atrizes menores sem o consentimento dos seus pais.

A atriz Jennette McCurdy, que protagonizou séries da Nickelodeon como iCarly e Sam & Cat, relatou no seu livro, traduzido para o português “Estou feliz que minha mãe morreu”, que sofreu abusos durante as gravações das séries por alguém que ela nomeia como “criador”.

Segundo Jennette, o “criador” a manipulava para fazer coisas que ela não se sentia confortável, como ingerir bebida alcoólica sendo menor de idade e forçar “massagens” em seu corpo.

Sobre Quiet on Set

Foi lançado no dia 13 de março, nos Estados Unidos (EUA), um documentário chamado Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV. Uma série documental que retrata e detalha o lado obscuro dos bastidores do canal de televisão infantil do final dos anos 1990 ao início de 2010, especialmente durante a gestão de Dan Schneider como produtor na Nickelodeon.

Reprodução: Site IMDb

Uma das celebridades que aparece durante o episódio é Drake Bell, protagonista da série Drake & Josh. Ele relatou detalhadamente os diversos abusos sexuais que sofreu enquanto trabalhava no canal infantil, não diretamente de Dan Schneider, mas sim do produtor Brian Peck.

Brian foi preso em agosto de 2003 por acusações de abuso sexual, e ficou preso por apenas 16 meses. Ele foi contratado pela Disney para trabalhar na série Zack e Cody Gêmeos à Bordo e assim que estourou essa polêmica, ele foi demitido pelo canal.

Após o lançamento de Quiet on Set, Dan Schneider veio a público por intermédio da revista norte-americana The Hollywood Reporter, onde ele relatou que se arrepende de seus comportamentos no passado e pediu desculpas para quem se sentiu ofendido e machucado por ele ao longo dos anos.

Até o momento, Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV está disponível apenas nos EUA, através do catálogo da Max. No Brasil, ainda não há previsão de estreia.

Confira o trailer clicando aqui.

--

--