Música

Robson: Diogo Defante além da piada

Um álbum que traz de volta a influência musical na carreira do humorista carioca

Raquel Bruhn
Caderno 2
Published in
7 min readAug 21, 2023

--

Dia 20 de julho, um dos maiores comediantes brasileiros da atualidade decidiu se aventurar em um novo gênero de comédia e lançou um álbum musical. Diogo Defante, originário de Realengo, subúrbio da zona oeste carioca, sempre foi muito brincalhão, mas para quem pensa que é apenas mais uma brincadeirinha, pensaram errado. Este é um projeto sério e muito bem produzido. Humorista, apresentador e “repórter”, Defante já teve um passado relacionado à música e agora retorna com esse sonho de produzir algo só seu e que transmita a essência de sua personalidade e de seu humor em forma de música.

Reprodução: Diogo Defante/Spotify

Carreira

Muitos não sabem, mas Diogo Defante cursou Publicidade e Propaganda e trabalhava com edição de vídeo até começar na Rádio Tupi, onde aprendeu boa parte das coisas que sabe sobre audiovisual e edição hoje em dia. Em 2012, com o auxílio do influencer e empresário Felipe Neto, Defante foi contratado para trabalhar de assistente de direção no canal Foco e depois no canal Parafernalha, logo sendo promovido a diretor. Em paralelo a isso, ele acabou criando seu canal no Youtube, na época chamado Kaozada, para extravasar as ideias malucas que eram vetadas pelos roteiristas do Parafernalha. Em 2014, ele e um amigo começaram a sair na rua e fazer vídeos se passando de repórteres, fazendo piadas e falando coisas sem sentido ao entrevistar pessoas insatisfeitas com o trânsito durante os jogos da Copa do Mundo. Na época, Diogo não fazia ideia, mas mais tarde esse seria o primórdio de um dos quadros de mais sucesso na sua carreira como youtuber.

Diogo Defante do canal Diogo Defante

Seu quadro de maior audiência é, de longe, o Repórter Doidão, onde, com seu olhinho caído e seu jeitinho maluco, conversa com pessoas aleatórias na rua, produzindo um conteúdo engraçado, popular e descontraído. Defante também faz muito sucesso com sua saga de Atrasados do Enem, além de sua série de reacts em suas lives na Twitch, o Sem Risadola, e agora principalmente com seu novo quadro em colaboração com o Podpah: o Rango Brabo.

Em 2022, conseguiu atuar como repórter de verdade ao ser mandado pelo Cazé Tv para Doha, no Catar — mesmo com o medo de seus fãs de que as autoridades prendessem ele pelas bobagens que costuma falar na frente das câmeras. Lá, Defante fez a cobertura de alguns jogos do Brasil e, principalmente, assim como faz em seu canal, “zaralhou” as diferentes torcidas e ambientes da Copa do Mundo de futebol masculino da FIFA. Graças a esse convite, muitas pessoas que não o conheciam passaram a conhecê-lo, aumentando muito sua popularidade aqui no Brasil e extrapolando a faixa etária dos jovens que o assistiam desde 2016 (com a explosão do meme “beibe beibe do biruleibe leibe”). Desde então, ele é comumente chamado de “o cara da Copa”, por suas piadas e maluquices que apresentava nas transmissões ao vivo desta época.

Reprodução: CazéTV

Passado na música

Defante tem uma longa história relacionada ao rock e à música. Tudo começou por causa de seu irmão mais velho, Hugo, que gostava muito de rock e começou a tocar guitarra. O youtuber conta que sempre admirou esse talento do irmão e, com o tempo, também tomou gosto pelo rock. No entanto, começou a tocar bateria, fazendo aulas na igreja. Os dois tocavam juntos e sonhavam em ter uma banda.

Aos 14 anos, Defante e seus amigos montaram uma banda de rock/punk chamada Slug Brain e, mais tarde, ele se juntou à outra banda com o nome Let’s Go!. No total, ele se dedicou a carreira de baterista profissional por sete anos. No tempo em que atuava na banda Let’s Go!, que atingiu certa popularidade nos subúrbios cariocas, começou a escrever algumas músicas que hoje estão no álbum Robson, porém, elas eram muito diferentes do estilo hardcore da banda, e por isso não eram lançadas.

Foi durante esses longos anos como baterista que começou a explorar sua química com o público e a mostrar seu tipo único de humor. Ele conta que enquanto os outros 4 integrantes da banda afinavam os instrumentos, ele aproveitava para entreter e brincar com a plateia. Também foi no cenário do rock carioca que ele conheceu Dan Lessa, seu fiel cinegrafista e editor, que daí em diante sempre embarcaria nas aventuras e doidices que o humorista faz em seu próprio canal.

Reproduão: Banda Let’s Go!

Robson

Falando mais especificamente sobre o lançamento do novo álbum musical de Defante, ele possui 5 faixas e foi lançado dia 20 de julho, numa noite de quinta-feira. Alguns podem se perguntar do porquê desse nome, e a resposta dada pelo artista é que o álbum precisava de um nome fácil, e Robson é um nome comum e simples. O gênero do álbum, teoricamente, é rock, mas, para mim, pode ser considerado o seu próprio gênero, tão único que apenas Diogo Defante poderia produzir algo neste estilo. Ele incorpora suas raízes do rock n roll carioca com seu humor chulo e sem vergonha que é apresentado no canal do Youtube. Internautas apontam semelhanças e fazem comparações com, por exemplo, Mamonas Assassinas e Rogério Skylab — mas estes continuam tendo suas diferenças em relação ao estilo singular de humor trazido no álbum de Defante.

A primeira música é Pelo, a única colaboração do álbum, com o ilustre Lucas Inutilismo, outro youtuber e comediante brasileiro muito famoso e que também se arrisca e arrasa na música. A música fala sobre as súplicas de um pelo pubiano que desesperado e aborrecido implora para que as pessoas não depilem mais seus “cabelinhos”. Defante trabalha com trocadilhos muito bons e sutis durante a música, e também podemos aproveitar um solo de guitarra fenomenal e uma melodia sofrida e reflexiva com muita influência do rock.

A segunda música é Jerry, o single lançado uma semana antes do álbum. Para ajudar na divulgação do novo projeto musical, o youtuber se vestiu de rato e ficou 12 horas em uma gaiola gigante no centro de São Paulo. A música e o clipe falam sobre um pirata que, quando acorda de manhã, fica furioso ao descobrir que seu queijo foi roubado por um rato chamado Jerry.

Reprodução: Clipe de Jerry

A terceira faixa, que acompanha um clipe musical muito bem produzido, é Padeiro. Esta é de longe a música mais obscena do álbum, falando sobre um padeiro viciado no órgão reprodutor masculino. O ritmo da música é animado e a melodia fácil de acompanhar.

“a clientela adora seus pães

em forma de broa escrotal

com dois sonho e um pão bengala

forma-lhe um belo de um pau”

Já em Matinho, mudando completamente de estilo, nos é contada a história de um matinho que gosta de fazer amor com o jardim. Com uma clara influência da música latina, Defante personifica o personagem do matinho chamando ele de Janaíno e de heterosexual, mesmo sabendo que o Cravo chupa seu caule. O matinho namorava a Margarida mas foi visto com a Rosa, por isso, Margarida cortou seu caule fora e, assim, nunca mais irá procriar.

Reprodução: Lyric Video de Matinho

Para finalizar o álbum com chave de ouro, temos Catacumba com relatos nostálgicos, influência da música sertaneja e com um sotaque forçado do interior. A música fala sobre a trajetória de um homem que sai da roça para a cidade grande e sem querer faz xixi em uma catacumba. Com isso, seu pinto desaparece e sua mulher fica brava. Ele volta para o campo e encontra seu pinto brincando com outros pintos. Simples assim, com uma história sem pé nem cabeça, Defante termina seu álbum musical repleto de narrativas malucas e engraçadas, mas com alta qualidade de produção musical, o que mostra o esforço do comediante em fazer algo bem feito e não somente um projetinho qualquer.

Conclusão/Turnê

Depois dessa profunda análise das composições de Robson, acredito que, justamente por ele já ter um passado relacionado à indústria musical, Defante com certeza não quer que seu álbum seja menosprezado pelo simples fato de ser feito por um humorista. Mesmo depois de passar por dificuldades durante sua jornada com o trabalho na internet, e até mesmo com a perda dos arquivos da primeira gravação do álbum, ele não desanimou e não parou de acreditar em seu potencial e em seus objetivos.

Para mim, fica claro que, com o lançamento deste projeto, Diogo tem a intenção de mostrar a variedade de espaços e tipos de arte que podem englobar o conceito de comédia. E com isso ele quer extrapolar as barreiras do humor tradicional e chamar a atenção de um público ainda maior. Isso tudo sendo ele mesmo e trazendo novas visões e formas de entretenimento de um jeito profissional e de alta categoria.

“Hoje, stand-up parece ser uma palavra maior que a própria comédia, de as pessoas associarem uma coisa à outra, sendo que são milhões de coisas! Você pode fazer uma peça muito maluca, pode ir pelo caminho musical!… Um simples vídeo que eu faço, uma coisa maluca na rua, isso tudo é comédia.“

— Diogo Defante para Elástica.

Reprodução: Conversa com Bial

E pra quem pensou que essa dedicação toda está reservada apenas a gravação do álbum, Defante irá além disso e realizará uma turnê de shows musicais, felizmente junto de seu irmão, realizando seu sonho de criança nas seguintes datas e locais:

  • 13/08 Rio de Janeiro (Circo Voador)
  • 27/08 São Paulo (Carioca Club)
  • 16/09 Curitiba (CWB Hall)
  • 17/09 Porto Alegre (Bar Opinião)
  • 23/09 Brasília (Toinha Brasil)

Ainda estão disponíveis ingressos para o show de Porto Alegre: ingressos

--

--