Filmes

“Uma Ideia de Você” traz o novo ao previsível

A comédia romântica com Anne Hathaway e Nicholas Galitzine estreou no Prime Video no início de maio

Laura C. Bender
Published in
5 min readJun 17, 2024

--

Capa de “Uma Ideia de Você” I Reprodução: Tracklist

“Uma Ideia de Você”, novo filme da Amazon Studios, pode ser definido em poucas palavras: romance, música e amadurecimento. Para uma comédia romântica, o mais comum seria somente a primeira, mas essa narrativa, baseada no livro homônimo de Robinne Lee, traz algo novo.

O filme conta a história de Solène Marchand, uma mulher de 40 anos, divorciada, proprietária de uma galeria de arte em Los Angeles, mãe de uma filha adolescente e que, por acaso, se apaixona por um pop star que conheceu no festival Coachella. Quem a interpreta é a sempre glamorosa Anne Hathaway que, mais uma vez, nos encanta com seu carisma e prova que é capaz de entregar uma atuação sensível e forte em qualquer gênero cinematográfico. Nesse caso, em uma rom-com.

O parceiro de Hathaway é Nicholas Galitzine, um dos novos nomes de Hollywood que tem se popularizado bastante nos últimos anos com produções como “Vermelho, Branco e Sangue Azul” — também feito pela Amazon. Ele interpreta Hayes Campbell, o vocalista de 24 anos da banda August Moon que, depois que conhece uma certa mulher no Coachella, não consegue mais tirá-la da cabeça.

É interessante ver como a relação de Hathaway e Galitzine ocorreu tão bem. Mesmo sendo atores com trajetórias no cinema muito distintas — ele começando, ela já no ramo há 25 anos — e interpretando protagonistas que também são diferentes, a química dos dois é espetacular. Hathaway traz a maturidade e vivacidade de Solène, enquanto ele traz a impulsividade e a rebeldia de Hayes para a tela. Eles não desalinham em nenhuma cena, trabalham juntos para fazer o telespectador se apaixonar por sua história. E funciona.

Devido a esse trabalho conjunto, “Uma Ideia de Você” se tornou uma produção que pode ser considerada previsível graças ao seu roteiro, mas que não se encaixa em todos os requisitos de previsibilidade. Existem os elementos clássicos de um romance água-com-açúcar, mas esse filme traz algo que nem todos do mesmo tipo conseguem: uma face humana e individual aos personagens, para além da paixão que sentem um pelo outro. Esse feito é mérito de Hathaway e Galitzine, que trouxeram uma nova camada a obra ao explorarem as dimensões de seus papéis.

Cena de Anne Hathaway e Nicholas Galitzine em “Uma Ideia de Você” I Reprodução: CNN Brasil

Em relação ao enredo, “Uma Ideia de Você” é uma mistura entre clichês amados, tropes de fanfics e inovações discretas. Um astro pop mais velho se apaixonar por uma mulher “comum” e eles enfrentarem provações para ficarem juntos já é uma história recorrente no mundo da literatura. Contudo, dessa vez o age gap é o contrário do habitual retratado: ela é a mais velha do casal. Isso implica uma discussão diferente, já que, quando a mulher é a mais velha em um relacionamento, enfrenta consequências díspares as que um homem enfrentaria — especialmente quando seu parceiro em questão é um cantor famoso cuja maior parte das fãs são meninas de 13 anos.

Por isso, é justo dizer que Solène carrega boa parte dos impasses ao longo da trama. Além de ter que lidar com seu novo relacionamento, ela também lida com sua filha e com seu ex-marido que é, no mínimo, irritante. Isso não a exclui de ter seus momentos de mulher apaixonada que faz tudo pelo amor, mas sua maturidade e racionalidade superam a emoção no contexto geral. E tal fato não é ruim, é o esperado de uma personagem adulta e mãe. Hayes, mesmo contrariado, entende a situação.

Falando nele, a primeira vista Hayes Campbell parece apenas outro cantor jovem e galanteador, que apenas deseja aproveitar sua fama e fortuna. No entanto, assim como Solène, há uma profundidade em Hayes que traz uma discussão sensível para a obra. Com um passado familiar conturbado na bagagem, ele começou no mundo da música muito jovem e está no auge de sua carreira quando conhece Solène, que o puxa para a realidade de ser uma pessoa normal. Hayes não quer se tornar uma piada, quer ser levado a sério como cantor e músico. Para o vocalista de uma boy band de pop, isso pode ser uma tarefa complicada. Porém, Solène também o entende. Ela o leva a sério.

Anne Hathaway e Nicholas Galitzine em “Uma Ideia de Você” I Reprodução: Globo

Todavia, mesmo sendo um casal que dialoga tão bem, ambos têm problemas para confiarem nas pessoas. Isso já fica claro logo no início do filme e gera uma sensação de frio na barriga, sabemos que o grande clímax — o momento em que tudo dá errado — vai surgir a partir disso. E não nos equivocamos, de certa maneira, embora nenhum dos dois propriamente cometa um erro que faça sua idealização mútua ruir. A ruína está no próprio mundo que os cerca e na cobertura invasiva dos tabloides. Mas, como sempre, há uma saída. Não é a mais confortável nem a mais feliz a princípio, mas ainda é uma saída.

Nessa rom-com, o clichê de ‘ficar juntos acima de tudo’ é posto a prova ao mostrar que, mesmo quando se é um adulto, ainda existem obstáculos que podem atrapalhar os planos de um casal apaixonado. E isso não é o fim do mundo, embora pareça. Para Solène e Hayes, a solução temporária para seus dilemas como casal foi o afastamento, algo doloroso, sem dúvida. Contudo, esse período serviu para que ambos amadurecessem dentro de seus próprios mundos até que enfim conseguissem conciliá-los de forma saudável. Nesse sentido, o tempo curou quase tudo. O mundo não para de girar e, eventualmente, as partes se reencontraram e seguiram sua história de onde ela parou.

Então é seguro dizer que “Uma Ideia de Você” é uma história de romance, mas também é muito mais do que isso. É uma história sobre música, confiança, superação do passado e principalmente sobre o amadurecimento de Solène e Hayes, tanto separadamente quanto como um casal. Esse filme usa seu elenco sensacional para trazer algo novo a um roteiro que poderia cair na armadilha da previsibilidade e perder tudo o que o faz ser único, se não fosse bravo o bastante para desafiar noções já estabelecidas a eras no gênero das comédias românticas.

Anne Hathaway e Nicholas Galitzine em “Uma Ideia de Você” I Reprodução: Terra

--

--