Começo

Henrique Capeleiro Maia
Cadernos da Teimosia
2 min readNov 9, 2016

Começo pelo começo. Só pelo começo se começa. Porque quando se começa se começa pelo começo e o começo começando começa a conversa, esta conversa tem um começo: este é o começo desta conversa. O começo desta conversa é o começo; o começo é o tema desta nossa conversa.

Paradoxalmente, o começo sendo o começo da conversa, a conversa tendo como começo o começo da conversa, a conversa só terá começo. Só tendo começo, o começo da conversa começa a ser menos começo e mais meio da conversa. Aos poucos, o começo meio que fica meio, meio que começando o meio da conversa.

Meio

A meio da conversa, a conversa do começo está a meio da conversa. Chegados do começo ao meio da conversa, o meio da conversa começa a ser o tema da conversa. O meio é a conversa, mas a conversa já vai a meio.

Como pêndulo que balança a conversa avança; e balançando o pêndulo, pelo meio passa a conversa do pêndulo que balança. Porque avança, a meio da conversa que conversa sobre o meio, o meio da conversa começa a ser menos meio e mais fim de conversa. Do começo ao meio; do meio ao fim, começa assim enfim o começo do fim da conversa do começo.

Fim

No começo era começo e conversa. Começada a conversa que versava o começo, o começo da conversa depressa começou a ser meio e a meio ficou da conversa.

A meio da conversa, a conversa a meio começa meio que a versar sobre o meio da conversa. Meia conversa feita sobre o meio da conversa e a conversa fica a meio: nem começo nem meio da conversa e já a mais de meio vai o meio da conversa.

Do meio ao fim é conversa, e por fim começa o fim desta conversa. Do começo toda a conversa. Começo com começo, meio e fim; começo que enfim assim põe fim à conversa do começo.

--

--