Turbinando seu App com o Realm

Joel Backschat
Café com Java
Published in
1 min readApr 4, 2016

Já faz alguns anos que eu desenvolvo projetos em mobile, seja no Android ou no IOS. Já fiz projetos utilizando recursos nativos e também recursos utilizando HTML5. Mas, uma coisa que nunca me agradou quando se trata de desenvolvimento mobile é a questão da persistência. Seja SQL Lite, Core Data ou outras apis para esse fim, sempre achei um processo rústico que demandava muito trabalho para realizar operações simples. Então, para aliviar um pouco desse trabalho manual, criei pequenos frameworks que me ajudaram muito a criar toda a camada de persistência de um modo mais rápido e eficiente. Porém, a pouco mais de um mês, me deparei com uma nova ferramenta para persistir meus dados que funciona tanto no Android, como no IOS e também com React. O Realm é um banco de dados MVCC que oferece uma maneira rápida, não burocrática e eficiente, a opção de persistir os seus dados. Com a necessidade de pouquíssima configuração, tem uma curva de aprendizado baixa e uma performance que deixa qualquer Core Data com inveja. Basicamente é a primeira api de persistência que utilizo que não sinto a real necessidade de ter um framework para acelerar meu trabalho. Então, no vídeo de hoje quero compartilhar com vocês sobre seu funcionamento e como utiliza-lo em seu projeto, beneficiando-se dessa arquitetura que se beneficia de algoritmos de controle de origem como o Git.

Download do código

--

--