É isto um homem?

Eder Alex
Café Com Traça
Published in
2 min readMay 25, 2015

(Primo Levi)

Grosso modo, a catarse na literatura é uma espécie de descarga emocional provocada pelo conteúdo daquilo que se lê. Chorar com uma história triste, por exemplo. No caso do livro “É isto um homem?”, para além das lágrimas provocadas pelo drama relatado, é difícil conter uma catarse talvez menos emocional e mais “física” como o desconforto de um sapato apertado, o frio e, principalmente, a fome. Parece meio absurdo, mas quem ler saberá bem o que é isso.

Gosto de filmes e já vi muitos deles sobre a Segunda Guerra Mundial, mas nada daquilo que as imagens mostraram, por mais brutais que elas fossem, me preparou para o soco no estômago (vazio) que é esta obra-prima de Primo Levi.

Aqui o autor relata o período de um ano (1944–1945) que passou como prisioneiro em Auschwitz, o famoso campo de concentração para onde os nazistas mandaram os judeus. Obra de não-ficção, o livro documenta, através de relatos vividos pelo próprio autor, como era a rotina naquele inferno, as relações entre os prisioneiros e toda a degradação humana decorrente do fascismo alemão.

Usando uma linguagem elaborada e muito clara (não dá pra dizer que é agradável de ler, pois esta é uma palavra que não cabe nesse contexto), Primo Levi, um químico italiano, conta como foram os seus dias desde quando pisou no campo pela primeira vez, descrevendo toda sua luta por sobrevivência e a sua derrocada rumo a um abismo cuja escuridão parecia não ter fim.

E não tinha mesmo.

Há algo de extremamente generoso nisso de compartilhar experiências tão terríveis para que, entre outras coisas, elas fiquem registradas e nos sirvam de conhecimento, de modo que de alguma forma possamos impedir que elas voltem a acontecer. Talvez assim nos tornemos mais humanos. Talvez. Digo generoso, pois em geral se busca esquecer um episódio tão traumático. Seguir um caminho tão oposto, colocando tudo isso no papel, não deixa de ser uma forma de remover a casca de feridas muito profundas.

“É isto um homem?” é uma obra poderosa, do tipo que marca a vida do leitor. Isso porque é muito difícil tirar da cabeça os relatos de tanto sofrimento, as descrições da fome excruciante dos escravos, o frio congelando aqueles corpos minúsculos e imundos, a miséria consumindo qualquer vestígio de dignidade ou esperança…

É um livro sobre o que somos capazes de fazer uns com os outros. É sobre seres humanos sendo humilhados e esmagados por seus próprios semelhantes a ponto de não sabermos responder a pergunta do título.

A catarse é brutal.

Nota: 5/5

Título: É isto um homem?
Autor: Primo Levi

Tradução: Luigi Del Re

Editora: Rocco
Ano: 1998

Número de Páginas:255

Originally published at cafecomtraca.blogspot.com.br.

--

--