Os melhores livros que li em 2015

Eder Alex
Café Com Traça
Published in
3 min readJan 2, 2016
Stoner

2015 foi o ano em que eu mais li na vida. Fora as páginas e mais páginas de Facebook e Twitter (que somados devem ter dado uns três Guerra e Paz), também deu tempo de ler alguns livros bem legais. Uma das coisas mais bacanas do ano passado foi ter sido convidado pelo Alê para escrever lá na A Escotilha, pois fora a oportunidade de escrever para um público muito maior (inclusive até agora estou de cara com o tanto de gente que leu esse texto), isso também fez com que eu criasse uma disciplina mais rígida, bem como uma leitura mais atenciosa de tudo que caiu na minha mão. Então segue abaixo uma lista, em ordem de preferência, das leituras que mais gostei no meio disso tudo.

OBS 1: escrevi resenhas de todos os livros, tanto aqui no blog, quanto lá na Escotilha, e vocês podem conferi-las nos links abaixo das imagens.

OBS 2: Não utilizei critérios técnicos/acadêmicos para fazer essas escolhas (até porque nem os possuo direito) e também não segui “os lançamentos do ano”, já que li só uma meia dúzia deles. Sob esses aspectos a lista seria outra bem diferente, então o que procurei fazer aqui foi apenas selecionar aqueles livros que mais me emocionaram, que mais me tocaram, enfim, os livros que eu indicaria ou daria de presente para as pessoas que gosto.

1 — Stoner (John Williams)

Resenha aqui

2 — É isto um Homem? (Primo Levi)

Resenha aqui.

3 — Matteo Perdeu o Emprego (Gonçalo M. Tavares)

Resenha aqui.

4 — Meio Sol Amarelo (Chimamanda Ngozi Adichie)

Resenha aqui.

5 — Patrimônio (Philip Roth)

Resenha aqui.

6 — Do que é feita uma garota (Caitlin Moran)

Resenha aqui.

7 — O Professor (Cristovão Tezza)

Resenha aqui.

8 — Anunciação — Vanessa C. Rodrigues

Resenha aqui.

9 — Tirza (Arnon Grunberg)

Resenha aqui.

10 — Nada a Dizer — Elvira Vigna

Resenha aqui.

11 — Sobre Meninos e Lobos, de Dennis Lehan

Resenha aqui.

12 — Cantiga de Findar (Julián Herbert)

Resenha aqui.

13 — Meus documentos (Alejandro Zambra)

Resenha aqui.

--

--