Um mundo de café que você não conhecia (e nem eu).
Café especial? Microlote? Moído na hora? Com notas de bolacha?
Muito de nós conhecem café daquele cafézinho simples feito no coador de pano (tingido pelos anos de café anteriores) feito pelo pai/mãe/avó. Café que a gente tomava com açúcar, bem escurinho, meio amargo.
E de uns tempos pra cá, passamos a ouvir sobre café de uma outra forma. É gente tomando sem açúcar, gente moendo na hora, são dezenas de métodos de preparo, milhares de receitas, grãos especiais, e mais um monte de coisa. Quero tentar dar um resumão sobre as coisas e as dicas do que eu estou aprendendo entrando nesse mundo nos últimos meses.
Café especial?
Muito se ouve falar sobre café especial nos últimos anos. Várias empresas e clubes de assinatura surgiram prometendo enviar um café de maior qualidade pra sua casa. Mas o que é um café especial?
Primeiramente… você sabia que café tem nota?
Tradicionais: são constituídos por grãos de café tipo 8 COB ou melhores, com máximo de 20% em peso de grãos com defeitos pretos, verdes e ardidos, admitindo-se a utilização de grãos de safras passadas de cafés verde-claros com qualquer bebida. Recomenda-se evitar a presença de grãos pretos-verdes ou fermentados.
Nota >= 4,5 e < 5,9.Superiores: são formados por grãos de café tipo 6 COB ou melhores, com máximo de 10% em peso de grãos com defeitos pretos, verdes e ardidos, admitindo-se a utilização de grãos de safras passadas de cafés verde-claros com qualquer bebida. Recomenda-se evitar a presença de grãos pretos-verdes ou fermentados.
Nota >= 6,0 e 7,2.Gourmet: são os constituídos por grãos de café arábica tipo 2 a tipo 4 COB, com ausência de grãos com defeitos pretos, verdes e ardidos, pretos-verdes e fermentados.
Nota >= 7,3 até 10.
Então quando você ouve falar de café gourmet (ou especial) não é um pega-trouxa pra te fazer pagar mais caro pela mesma coisa.
A diferença é o controle de qualidade dos grãos. Café de categoria Tradicional/Extra Forte/Superior permitem uma porcentagem de grãos verdes e até de grãos passados.
E pra mascarar essas diferenças de qualidade nos grãos, o que os grandes produtores fazem? Eles torram o grão até o máximo possível. Só que isso faz com que o café perca todas aquelas qualidades específicas da safra (notas, aromas) e pior do que isso, faz com o que o café se torne extremamente amargo.
Por isso você não consegue tomar um café comum sem açúcar, vai sempre ser amargo. O que muitas pessoas não sabem é que o café é naturalmente doce! A fruta é doce. E o grão, mesmo torrado, permanece com um percentual de doçura. Se a torra for leve, média, essa característica permanece e o café terá essa doçura natural, e você consegue se acostumar a ir tomando sem açúcar. E ainda vai conseguir perceber notas e aromas delicados na bebida.
Então se eu fosse te dar um conselho, seria pra procurar cafés de qualidade. Cafés especiais (lembre-se de apoiar os pequenos produtores) vão te dar uma experiência de bebida totalmente diferente do que você conhecia.
Minhas sugestões (foram os que já experimentei):
- Seleção do Erick (cafés de tudo quanto é tipo, selecionados direto nos produtores)
- Café da Igreja Âncora
- Café Dutra
- Urbe Café
Além dos cafés especiais, temos ainda os chamados microlotes e nanolotes. Esses são de qualidade igual ao Especial, mas de safras menores (microlote não pode passar de 15 sacas e o nanolote apenas 10 kgs) que tiveram uma pontuação maior na análise. Então vão te dar características mais raras, específicas da safra (improvável de se repetir na próxima safra).
Comprar moído ou moer na hora?
Um dos inimigos do café é o oxigênio, acredite. O café, quando em oxidação, começa a perder aquelas características específicas que o grão pode ter. E moer o café faz com que o contato dele com o oxigênio fique ainda maior, tornando o processo bem mais rápido.
Então um café moído, quando em contato com o ar, vai ir perdendo os aromas, sabores específicos. Não vai ficar ruim, mas não será aquela coisa mega especial de um grão moído na hora.
Se estamos falando de um café tradicional ou superior, a diferença será pouca. Mas se falamos de um café de qualidade, a melhor coisa é comprar em grãos e moer na hora a quantidade que você for preparar.
Se você quiser tirar o máximo de qualidade do café, compre um bom grão, moa na hora e perceba a diferença de um café comum já moído.
Só que aí temos uma questão. Você vai precisar de um moedor. Você até pode tentar usar seu liquidificador ou processador, mas vai ser difícil controlar a moagem do café para o método que você vai usar. Eu tenho algumas recomendações.
Pra não começar tendo que gastar uma nota, um moedor simples pode te ajudar. Mas você terá que ir vendo a moagem e parar manualmente no momento em que o grão estiver na moagem correta.
Esse moedor da Cadence é pequeno, simples e (no momento) tá em promoção. Apenas R$ 69,90.
Se você quer ter um controle maior no tipo de moagem, eu recomendo o elétrico que uso atualmente, da Hamilton Beach. Ele te permite ajustar qual moagem você quer, com controle de quantidade de grãos colocados.
Agora, se você realmente quer qualidade, procure um moedor com mós de cerâmica. A uniformidade da moagem será extremamente superior à uma moagem com lâminas de aço.
Existem inclusive, opções de moedores manuais, com moagem ajustável, que ainda permitem a portabilidade pra moer onde quiser. Eu mesmo estou planejando comprar um da Hario.
Então agora você já sabe diferenciar os tipos de café, sabe sobre moagem e pode tornar sua experiência de beber café em algo muito superior, ou no meu caso, até em um hobby.
Ainda tem algumas variáveis que não entrei aqui nesse post, como temperatura da água, métodos, receitas. Mas aí é assunto pra outros posts. Espero poder ter ajudado com o que estou aprendendo, e se ficou alguma dúvida, você pode comentar aqui embaixo e eu respondo!
Precisa disso tudo? Claro que não. Você não precisa tomar um café especial, nem precisa tomar sem açúcar, nem precisa moer na hora. Café é gosto, siga o seu! Mas existe um mundo que pode tornar sua experiência muito mais imersiva e divertida! E é isso que eu quis apresentar aqui.
Valeu, e até o próximo grão.
Você sabia que temos um grupo de WhatsApp pros entusiastas de café? Entra lá! Seja você super experiente do V60 e AeroPress ou um simples tomador de Café Pelé.