É preciso viver o agora

Camila Rocha Vendrametto
CAFÉ FORTE
Published in
3 min readJan 18, 2018

“Essa história se escreve pra ser aprendida”, já diziam Pietá e Ilessi na canção Com os Pés no Futuro.

2018 começa e já queremos o Natal. Os 25 anos chegam e os 30, cadê? Vivemos em um momento insano em que os minutos passam rápido demais e nunca estamos satisfeitos. Queremos o agora, e o depois? Pra já! Nem sequer tomamos o café da manhã com tranquilidade. Como parar nessa correria que é a vida?

Certa vez, uma querida amiga da mãe do meu ex-namorado nos perguntou quando iríamos casar e ter filhos. Era o primeiro jantar da família, estávamos juntos há 05 meses. Eu fiquei sem voz e pensei: só namorar não tá bom?

Enquanto isso, na lanchonete tocava Vanguart. “E o namorado? Já casaram? E os cachorros? Quantos filhos? Já vem um netinho? E a morte?”

Eu respondia: “Olha, eu tô bem assim, eu tô feliz desse jeito, sabe?”

De repente, 40 anos depois: “Eu segui tudo certinho! Veja só, escrevi um livro, tive um filho, plantei uma árvore, e agora? Será que já ganhei o meu lugarzinho no céu?”

Afinal, estamos vivendo a vida para nós mesmos ou para os outros? Vivemos o que queremos?

Não, eu não quero seguir a fórmula da vida perfeita. Eu não quero namorar, casar, ter dois filhos e um cachorro como o Luan Santana.

Eu não quero ter, como Cazuza, um amor tranquilo com sabor de fruta mordida. Eu só quero provar o gosto doce da tranquilidade em meio a essa salada de caos que é a vida.

Junto com essa pressa toda que nos colocam, de viver o amanhã antes do hoje, vem a Corrida de Quem Tem Mais.

Fazer faculdade. Intercâmbio. Ter um bom emprego. Comprar um carro. Ir pra Disney. Fazer pós-doc na China. Parece até que a vida é uma maratona que corremos pra ser alguém - sendo que somos muito antes da corneta soar. Em que momento a vida se tornou uma competição?

Tudo bem se o seu sonho é casar, ter 02 filhos e um cachorro. Tudo bem se o seu sonho é ser contador. Tudo bem se o seu sonho é fazer sonhos na padaria.

Tudo bem! O importante é parar e pensar: é isso mesmo que eu quero ou eu estou fazendo o que os outros querem?

Lembre-se: suas escolhas e sonhos são unicamente seus e, por isso, é importante focar no que realmente te faz bem, no que combina com a sua essência, no que realmente te faz feliz.

Não tenha pressa para o amanhã chegar. A vida já acontece, ela é isso, e ela é linda por isso, por ser o agora. Por todas as diferenças que temos e pelos múltiplos caminhos que podemos seguir, únicos. O importante disso tudo é o quanto essa estrada nos faz feliz.

Não corra, curta o caminho, olhe para o lado e, antes de tudo, olhe para você.

É importante ter os pés no futuro, mas é preciso viver o agora.

✍️💛

--

--

Camila Rocha Vendrametto
CAFÉ FORTE

tenho medo de filme de terror, mas uma coragem enorme pela vida. nosso livro: bit.ly/InVersoEmProsa