a maria mais bonita da cidade

Camila Rocha Vendrametto
CAFÉ FORTE
Published in
3 min readOct 12, 2018
Arquivo Pessoal

lembro dos seus olhos brilhando em todas as vezes que nos vemos, essa é a memória mais feliz que tenho. por conta da correria do dia a dia é difícil ver esse brilho com frequência.

você brilha. não há quem segure. e eu sei que mesmo de longe cê tá emanando luz, como sempre esteve. quando a gente se vê, já vai perguntando se eu quero comer. fala que vai fazer café. e eu aviso que almocei, que to sem fome, mas você insiste em pegar o coador e passar a bebida que tanto está em nossas conversas e rodas de família. não boba, toma mais café, come mais.

as memórias felizes que tenho de você são tantas que não dá pra contar nos dedos, e nem contar em um dia só. eu lembro de você deitada assistindo missa na tv, ouvindo as músicas sertanejas caipiras no seu rádio antigo, contando seus causos da vida em minas gerais, mostrando as fotos antigas e, mesmo com 92 anos, apresentando a memória mais lúcida que eu já vi nessa vida.

é tão gostoso ouvir a sua voz, ouvir e dar risada das suas risadas, te ver e te ter por perto. comer suas broinhas e doce de batata doce, ouvir você falar das suas flores e plantas, ver você mostrando todo os seus looks que desde nova costurou. costura que tanto já ajudou a família, curou a fome. a estilista mais famosa da minha vida, que já fez um vestido mais bonito que o outro.

é bão demais te ajudar a ver as contas, receitas e remédios, lendo as letrinhas miudinhas que a senhora sempre muito bem entendeu, mesmo sem saber ler. mesmo sem ter acesso a leitura e a escrita, você é uma das mulheres mais inteligentes que eu conheço. é a melhor contadora de histórias. que de tanto já ter sofrido nessa vida, consegue contar tudo sem derramar uma lágrima.

você é a mulher mais forte que eu conheço. quando eu te vi chorar pela primeira vez eu quase morri do coração. foi um dos momentos mais tristes das nossas vidas. parece que quando dói em uma, dói na outra, e as duas sempre sentem.

sinto que a nossa ligação vai muito além dessa vida. todos os dias penso em você e tenho medo de te perder. e não ouvir mais a sua voz. e conforme os anos passarem não lembrar mais da sua voz. eu tenho medo.

eu quero te costurar você em mim. eu quero te gravar você em mim. pra gente nunca se largar, nunca se desfiar, nunca se desfazer.

não consigo pensar em um mundo sem você, não consigo viver sem você aqui. você que me fez estar aqui, você que é o ser humano que eu mais amo e mais me ama nesse mundo. e que sempre me dá a bênção dizendo jesus dá você boa sorte. eu te amo tanto que chega a doer.

e terminando esse texto, sem conseguir segurar as lágrimas, afirmo que você é a pessoa que, deveras, é a melhor e a mais bonita da minha vida. que vai muito além de uma memória, de uma vida, de uma maria.

e vê se fica. cussusquinão fica. nunca se descosture de mim não.

✍️💛

--

--

Camila Rocha Vendrametto
CAFÉ FORTE

tenho medo de filme de terror, mas uma coragem enorme pela vida. nosso livro: bit.ly/InVersoEmProsa