Ame o seu #corpãoquerido

Camila Rocha Vendrametto
CAFÉ FORTE
Published in
3 min readJan 18, 2018

Em 2016, eu engordei 14kg graças à vida louca que eu levava. Minha rotina era corrida e para compensar os sentimentos de cansaço e ansiedade, eu comia toda hora.

Comecei a me achar linda com os meus 78kg de janeiro de 2017. Me sentia linda mas não estava nem um pouco feliz, talvez por não ter engordado de uma maneira saudável, pois os sentimentos ruins me impulsionaram a comer para esquecer os problemas.

Eu comia por estar triste, eu comia por estar feliz, eu comia para dispersar o meu sono ao fazer os trabalhos da faculdade durante a madrugada. Eu sempre estava comendo. Eu sabia que isso não era normal, mas não sabia qual era o limite entre a ansiedade, a fome e a gula. No meio desse caminho turbulento eu fazia a tão famosa dieta, esta que me trazia culpa por nunca segui-la à risca.

Por ter sido um tempo muito complicado pra mim, prometi que a rota mudaria.

Um ano se passou e hoje tenho 88kg. E olha que louco, estou bem mais feliz com esses 10kg a mais.

Seria uma surpresa não estar triste por ser gorda? Acredite, nada como amar o nosso corpitcho do jeitinho que ele é, ainda mais quando percebemos tudo o que o nosso templo viveu até aqui. Engordar não é sinônimo de derrota, de falta de cuidado ou falta de saúde.

Graças a Luiza Junqueira, Alexandra Gurgel e Isabella Trad, instagramers e youtubers ativistas do movimento body positive, aprendi que aceitar o meu corpo com toda a sua história e suas singularidades é a maior prova de amor e carinho que posso ter por mim.

DICA: assista ao Tour Pelo Meu Corpo da Luiza (https://youtu.be/hDpHE2U4PEk) e ao Tour Pelo Meu Corpo da Alexandra (https://m.youtube.com/watch?v=PUC3I8lA). Conheça também o novo canal da Bells (https://youtu.be/pXnHSgHCJRs).

Em um mundo no qual os padrões de beleza são jogados o tempo todo aos telespectadores, de pouco em pouco vozes empoderadas lutam para serem ouvidas. Em diferentes timbres, elas vão ecoando no coro pelo autocuidado e amor próprio pelo #corpãoquerido — tag tão amada e criada pela @luizajunquerida.

Alexandra Gurgel (@alexandrismos) ativista body positive e youtuber no canal Alexandrismos.

Hoje, com meus 88kg, dobrinhas, estrias e celulites tão minhas, percebo que a minha alimentação está bem mais saudável e que já não como tanto por ansiedade. Sou gorda, sou saudável e percebo que, acima de tudo, estou descobrindo o meu verdadeiro eu.

Estou aprendendo a me amar e incentivando as gordas, as magras, as minas e as monas a se amarem cada vez mais. A cada dia, nos ajudamos mais e fortalecemos o movimento, tornando o nosso eco cada vez maior.

Solte a sua voz também!

✍️💛

--

--

Camila Rocha Vendrametto
CAFÉ FORTE

tenho medo de filme de terror, mas uma coragem enorme pela vida. nosso livro: bit.ly/InVersoEmProsa