Apoiando o quadrinho independente: como assinar mensalmente o trabalho de artistas das HQs

Lila Cruz
cafeinazine
Published in
3 min readJan 4, 2017

Não tem nem dez anos que o crowdfunding, ou financiamento coletivo, surgiu no Brasil, e desde o primeiro ano da primeira plataforma — o Catarse — muitos projetos de histórias em quadrinhos se tornaram realidade. Mas não dá pra fazer um projeto pra tudo, e algumas vezes você quer mesmo apenas se manter produzindo e ser pago por isso, num momento da internet em que estamos todos acostumados a receber conteúdo de graça.

Com novas demandas surgem novas plataformas, que misturam financiamento coletivo com outras abordagens, como o clube de vantagens. Entre essas novas opções está o Patreon (do qual já falamos aqui). Lá o artista cria um perfil que pode ser apoiado mensalmente, uma espécie de assinatura do trabalho daquele artista. Um dos maiores problemas do Patreon para o artista brasileiro era o fato de o pagamento ser feito em dólares e no cartão, o que impossibilitava a concretização de muitos apoios. Daí surgiram plataformas similares em português e com pagamento do apoio em reais, e a nova modalidade de apoio ao artista pode ficar mais fácil.

O Apoia-se, mais famoso dos sites do tipo, já agrega uma quantidade interessante de quadrinistas, que oferecem as mais variadas recompensas pelo apoio mensal. Ainda assim, é bom lembrar que as recompensas de um site de apoio mensal diferem das de um projeto de financiamento coletivo, e geralmente são mais simples, pois o propósito é financiar a produção contínua do artista, e não a apenas um projeto específico. Sites como o Apoia-se estimulam uma prática nova no Brasil para o público comum: a de contribuir com um artista para que ele possa viver de quadrinhos, por exemplo, sem esperar receber um livro pronto em troca. Um questionamento também às nossas lógicas de consumo, né não?

A gente lista aqui alguns dos artistas legais que encontramos na plataforma:

Samanta Floorhttps://apoia.se/samantamanta

Quadrinista com muitos anos de trabalho, a Samanta está com um perfil novinho no Apoia-se. Entre as coisas legais (e os apoios baratinhos), está a newsletter cujo porta voz é o Boris (e veja bem quem é o Boris)

Ryot (Ricardo Tokumoto)https://apoia.se/ryotiras

Um dos quadrinistas que começaram a utilizar primeiro o Patreon (quando a gente nem sabia o que era isso direito), o Ryot segue firme com o seu apoia-se.

Sirlanney (Magra de Ruim)https://apoia.se/magraderuim

Uma das artistas que está dando super certo na plataforma, Sirlanney oferece, entre as recompensas, zines, postais e conteúdo exclusivo.

Júlia Helena — O mundo de Julhelena — https://apoia.se/mundodejulhelena

Entre as recompensas como zines e postais mensais, a artista também tem um pacote limitado onde ela faz uma tirinha exclusiva para o apoiador

Pedro Leite https://apoia.se/pedroleite

O autor dos Quadrinhos Ácidos criou um perfil onde dá descontos, revistinhas e a opção de receber os quadrinhos antes de todo mundo, entre outras recompensas.

Fábio Coalahttps://apoia.se/clubinhodocoala

Em uma das soluções mais interessantes para a plataforma, o autor do mentirinhas.com.br criou a própria moeda, a coaleta. Cada livro do autor tem seu preço em coaletas, e a moeda pode ser trocada por produtos em premiações e sorteios. Coala também oferece descontos, ilustrações e outras recompensas.

Para saber mais sobre o apoia-se, acesse o vídeo.

--

--