Conheça a banda de mulheres de Seattle — Chastity Belt

Lila Cruz
cafeinazine
Published in
3 min readJan 5, 2017

Mais uma banda de Seattle para me deixar viciada, a Chastity Belt é formada por quatro amigas: Julia Shapiro (guitarra, vocais), Lydia Lund (guitarra), Annie Truscott (baixo) e Gretchen Grimm (bateria). Conheci a banda porque fico caçando músicas novas no youtube, do mesmo jeito que caçava nos catálogos de música há 10 anos atrás (tipo 100 discos para ouvir e blabla, 100 melhores discos dos anos 2000 etc etc). Não me lembro que caminho fiz para chegar até o canal no youtube da Hardly Art Records, um selo de música que trabalha com artistas independentes e que fica também em Seattle. Mas foi aí que cheguei até a Chastity Belt.

As mulheres da Chastity Belt (cinto de castidade, em português) se conheceram na faculdade, e passaram a se juntar para tocar em festas. Depois que a banda começou a ter uma repercussão bem legal entre o público, elas decidiram formalizar o negócio todo, e se tornaram banda. Já com o primeiro álbum, lançado em 2013 e intitulado No Regerts, venderam super rápido e engataram uma turnê pelos EUA.

O que mais curto do som delas é que me lembra um monte de banda que ouvi muito lá pelos meus 18 anos, que deixa a gente meio nostálgico e afim de, sei lá, criar coisas independentes. Ou talvez me lembre mesmo de minha fase com camisa enorme e calça jeans que eram um pouco maior que minhas pernas finas. Meio grunge, meio indie, meio Smiths, meio Travis, misturado com todas aquelas bandas que a gente ouvia e que começavam com “The”: Libertines, Vines, Hives…bem, tem uma cara de início dos anos 2000, mas também lembra Sleater-Kinney. O que pra mim é bem legal (porque amo demais isso tudo aê).

Minhas músicas preferidas são Joke, que é essa aí que vocês podem ver aqui, e Cool Slut. Ela é do cd mais recente da banda, lançado pela Hardly. Na letra, Shapiro: “To all the girls in the world / Trying to take off their shirts / Ladies it’s okay to be / It’s okay to be slutty, oh!” (Para todas as garotas no mundo/Tentando tirar suas blusas/Ladies é ok ser/ é ok ser uma vadia, oh!). É pra amar ou é pra amar? ❤

Uma boa pedida pra conhecer o som da banda é esse video de uma apresentação que elas fizeram na rádio KEXP de Seattle. Tem muita música legal por lá, e se você entender inglês, ainda tem a entrevista de quebra.

Dá também para ouvir umas músicas e comprar cd e faixas separadas no site da Chastity: http://chastity-belt.bandcamp.com/. Você também pode encontrar mais infos no site da Hardly e na página do facebook da banda.

--

--