Quer fazer quadrinhos? Conheça canais do youtube que podem te ajudar

Cafeína Zine
cafeinazine
Published in
2 min readJan 4, 2017

Eu adoro desenhar assistindo alguma coisa.

E aí você pode me perguntar? Mas desenhar não demanda atenção?

Tá, tá, às vezes eu desenho ouvindo música também. Fato é que quando estou no Photoshop, por exemplo, curto assistir uns vídeos que me inspiram. Assim ficar dando ctrl z o tempo todo não me enche tanto o saco (quem usa tablet e desenha por cima dos rascunhos que faz a mão sabe do sofrimento que é riscar 1000 vezes pra acertar UMA).

Então eu vou passar pra vocês minhas fontes de inspiração no youtube. ó, a importância de vocês, tá vendo.

1 — Fefê Torquato
A Fefê está lançando esse mês sua HQ Gata Garota, e eu não sei como ela arranja tempo pra gravar vídeos super lindinhos e bem editados. Mas ela arranja.

2 — Alphonso Dunn

((Em inglês)) O Dunn faz uns vídeos looooooongoooossss em tempos de youtube com vídeos onde o máximo de duração permitida é, sei lá, três minutos, cinco se você for muito especial. Mas ó, vale a pena parar 18 minutos de sua vida pra ver um vídeo como esse daqui de baixo. As dicas dele (até se você não entender inglês dá pra sacar) são ótimas.

3 — Um Triz

Um Triz é o projeto da Samanta Coan, do Ladys Comics, com o jornalista André Coelho. Eles entrevistam diversos quadrinistas na tentativa de divulgar o trabalho do autor de quadrinhos no país. As entrevistas são super legais e diretonas.

4- Quadrinhos para Barbados

O Quadrinhos para Barbados é muito legal pra quem quer conhecer uma vasta galera de quadrinistas, do Brasil e do mundo. Os caras também fazem vídeos muito bem produzidos, e só dá pena de serem muito curtinhoss.

5 — Avante Cast

O Avante Cast é um canal que faz resenhas, entrevistas e que é tem muito conteúdo! Deles destaco as entrevistas do Contracapa, que são muito boas e bem cheias de detalhes, ótimas para conhecer os artistas e se inspirar.

Espero que se inscrevam nos canais e assistam! Tá na hora da gente valorizar a produção nacional de vídeos (repare a do Dunn, que é americana. Basicamente 72.000 views!), especialmente quando são tão legais como esses aí. Passem lá!

Update bonus!

Tem um vídeo, dica do Pedro Brandão, do Avante Cast, que inclusive me foi muito útil! E fez sucesso, inclusive! Ensina a fazer zines sem costura e sem grampo. Uma maravilhaa!

--

--