Como é trabalhar em um coworking / Escritório colaborativo?

Caíque Fortunato
Caíque Fortunato
Published in
6 min readAug 19, 2019

Antes de tudo, o que é um coworking?

Lounge de um coworking

Hoje em dia nos deparamos com várias palavras ou conceitos em inglês que estão em alta mas que muitas pessoas podem ouvir sem saber ao certo que seja, apenas associando o termo com a imaginação do que seja ou ouviu falar, Coworking pode ser um desses termos e é sobre ele a pauta de hoje.

Coworking é um modelo de trabalho que está sendo adotado por muitas empresas e profissionais que consiste no compartilhamento de um mesmo espaço e compartilhamentos de recursos. Assim sendo, em espaços de coworkings trabalhadores de diferentes empresas podem reunir e interagir entre si uma vez que existe uma estrutura bem planejada e pensada para o trabalho autônomo e coletivo.

Também é importante citar oportunidade de manter e aumentar o networking com pessoas de diversas áreas e estilos e também aumentar a sua produtividade, já que os ambientes e as trocas feitas no espaço são propícios para isso.

Um exemplo…

Um exemplo simples para que a ideia fique mais clara… A WeWork é uma empresa que fornece espaços de trabalho compartilhados para comunidades de subcultura de startup de tecnologia e serviços para empreendedores, freelancers, startups, pequenas empresas e grandes empresas. Um de seus escritórios em Belo Horizonte / MG possui 4 andares em um prédio comercial possuindo várias empresas e trabalhadores autônomos. Em cada andar existe um Lounge que contêm sofás, pufs, mesas, microondas, geladeira, leite, café, chá, chopp (sim, chopp!) e água saborizada à vontade e várias canecas para que você use e lave ou deixe para serem lavadas. Todos os colaboradores podem e acessam esse espaço compartilhado.

Sofás, pufs, totós são exemplos de itens que podem ter em um espaço de trabalho compartilhado como coworkings.

O interessante é a interação social que acontece entre as pessoas de diferentes empresas. Existe um ótimo exemplo no site do Santander que ilustra bem a dinâmica que pode acontecer nesses espaços: Uma agência de publicidade, por exemplo, pode estar a poucos centímetros de uma empresa organizadora de casamentos e, logo ao lado, está um desenvolvedor de sites e webdesigner.

Além dos pontos positivos já citados, outro aspecto que merece atenção é a existência de salas de reuniões em diferentes configurações que permitem que uma equipe possa reunir ou até mesmo que um pequeno grupo de pessoas conversem através da webcam.

A WeWork é apenas uma de diversas empresas que atuam no ramo de coworking. Segundo uma pesquisa do Biz Journals, entre 2012 a 2013, por exemplo, o número de espaços de coworking nos Estados Unidos cresceu 83% e a associação de membros mais que dobrou.

Quais as vantagens?

Exemplo de um espaço de trabalho em um coworking

Outras vantagens dos espaços compartilhados que é possível citar é a disponibilidade de uma internet rápida e estável; Interação social com pessoas de diferentes áreas, desde tecnologia até escritores, fotógrafos e outros e consequentemente network com esses e outros profissionais que pode auxiliar em seu projeto ou no conhecimento geral, as vezes em uma pequena conversa pode gerar novos negócios e parceiros para um empreendimento; O ambiente promove a criatividade de maneira geral uma vez que as pessoas que estão lá geralmente são motivadas sendo que muitos escolheram estar ali por conta própria, logo pode existir uma troca de informações sobre experiências e mais foco ao cumprir as atividades uma vez que você não irá se preocupar com atividades como limpeza, internet, café, luz e outros.

Geralmente coworkings possuem vários espaços para preencher o perfil de cada pessoa. Há quem prefere trabalhar no lounge vendo pessoas e existem outros que não abrem mão de uma sala individual ou mesa compartilhada com poucas pessoas.

Estatísticas sobre coworking

Os pessoal da Wix e da Officevibe publicaram um infográfico sobre coworking que pode ser encontrado neste site. A pesquisa e os resultados são bem interessantes assim como suas respectivas explicações, vale a pena dar uma lida depois (o conteúdo está em inglês). Mas, algumas estatísticas que achei legais incluir neste texto são:

  1. Coworking faz você se sentir mais saudável
    70% relataram que se sentiram mais saudáveis ​​do que trabalhando em um escritório tradicional.
  2. Você vai completar suas tarefas no prazo combinado
    64% dos coworkers se tornou mais capaz de completar suas tarefas a tempo.
  3. Você vai se sentir mais focado
    68% dos coworkers afirmou que seu foco é melhor no coworking.
  4. As pessoas estão satisfeitas com o espaço de coworking
    92% estão satisfeitos com seu espaço de coworking.
  5. Você terá melhores relações com as pessoas
    91% têm melhores interações com os outros depois de trabalhar.
  6. Você vai ficar mais relaxado em casa
    60% dos coworkers declarou que agora sente que relaxa mais quando está em casa, o que pode ser ruim para a produtividade.
  7. Coworking torna você mais confiante
    90% disseram que se sentiam mais confiantes quando coworking.
  8. Você terá melhores relações com as pessoas
    91% têm melhores interações com os outros depois de trabalhar.

Mas nem tudo são flores…

Barulhos excessivos pode ser um ponto negativo em um escritório compartilhado.

Por mais clichê que essa frase possa parecer: “nem tudo são flores”, embora existam muitos benefícios de trabalhar em um coworking cada profissional possui um estilo de trabalho, de vida e comportamentos. Portanto, nem todo mundo pode conseguir se adaptar em um espaço colaborativo. Mas, por quê?

Permanecer focado e produtivo pode exigir mais esforço em um ambiente colaborativo. Sem uma área privada, distrações de outros trabalhadores e à tentação de sair para pegar um café pode ser um desafio para pessoas que são menos disciplinadas. Pode ser que você pegue um café e encontre uma pessoa que comece uma conversa, chega outra e entra no bate-papo e quando você menos espera já se passaram mais de 30 minutos. É importante saber distinguir o momento de descansar no sofá/puf, jogar um totó da hora de trabalhar, mas essa tarefa pode ser difícil para algumas pessoas.

Além disso, se você tem perfil de pessoa mais agitada e barulhenta com falta de foco e necessidade de interação pode ser que esse espaço te prejudique por facilitar a falta de foco além de poder prejudicar os parceiros do espaço.

Outro problema pode ser a falta de privacidade devido ao conceito open office dependendo do espaço que for alugado que pode ser sem divisórias ou portas de modo que possam existir vários ruídos das pessoas ao redor que estão conversando ou fazendo reunião.

Já para as pessoas autônomas um problema pode ser o horário de funcionamento dos coworkings que geralmente ocorre em período comercial, ou seja, se você optar por trabalhar neste espaço pode ser preciso readequar o horário de trabalho para poder usufruir de todos os benefícios ofertados.

E você, o que acha sobre coworkings?

--

--

Caíque Fortunato
Caíque Fortunato

Dev apaixonado por tecnologia. Troco filmes por livros (não se for do MCU/Pixar), gosto de escutar músicas/podcasts, escrever, fazer uns rabiscos e jogar.