O que é e como usar a Técnica Pomodoro

Caíque Fortunato
Caíque Fortunato
Published in
4 min readAug 25, 2019
Funcionamento da técnica Pomodoro em uma imagem ilustrativa

Quando falamos em produtividade existem várias ferramentas e técnicas que podem nos auxiliar a sermos mais eficientes cumprindo as tarefas existentes gerenciando bem o nosso tempo que é um recurso precioso. Uma técnica muito famosa que será discutida neste texto se chama Pomodoro.

A técnica é bem simples e consiste em trabalhar em quatro períodos de 25 minutos separados por breves intervalos de 5 minutos. Quando o quarto e último período acabar uma pausa de 30 minutos deverá ser feita antes de começar o ciclo novamente.

Uma breve história

Pomodoro Timer

A técnica foi desenvolvida no final dos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas que tinha formato de um tomate e que girava durante 25 minutos, emitindo um alarme no final do tempo.

Durante os 25 minutos que o tomate girava, Cirillo concentrava-se somente em suas tarefas sem nenhuma interrupção, mantendo-se 100% focado. Após o alarme tocar o estudante italiano fazia uma pausa e iniciava novamente o timer.

Ao perceber que sua técnica estava dando certo e melhorando seus resultados, Cirillo resolveu publicá-la em 1992. Atualmente várias pessoas usam e defendem a técnica que ganhou o nome de Pomodoro.

Por que o nome Pomodoro?

A técnica deriva seu nome da palavra italiana pomodoro que significa tomate (inclusive existe um molho de tomate com esse nome), como referência ao popular cronômetro gastronômico na forma dessa fruta. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.

Do que precisarei para utilizar a Técnica Pomodoro?

Embora existam vários aplicativos e sites que auxiliam você a fazer a técnica o indicado mesmo é o “trabalho braçal”, Cirillo incentiva uma abordagem de baixa tecnologia, utilizando apenas o cronômetro, lápis e papel.

Passo-a-passo

Modelo de lista de tarefas, de acordo com o método Pomodoro. / Reprodução GLBrain
  1. Escolher e listar as tarefas a serem executadas;
  2. Ajustar o cronômetro para o tempo desejado (geralmente 25 minutos);
  3. Escolher a tarefa inicial;
  4. Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anote-a e volte o foco imediatamente de volta à tarefa;
  5. Quando o alarme tocar, marcar um “x” na lista de tarefas;
  6. Faça uma pausa curta (geralmente de 5 minutos). Nessa pausa, aproveite para fazer outras coisas não relacionadas à tarefa.
  7. Se houver quatro pomodoros marcados, faça uma pausa mais longa (15–30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1.

Na fase de planejamento de tarefas, são priorizados os itens que devem ser feitos no dia. Isso permite que os usuários possam estimar as tarefas que exigem maior esforço. Como cada pomodoro refere-se a um período indivisível de 25 minutos, que deve ser registrado na lista, é possível fazer uma auto-observação de como o tempo é gasto.

Vantagens

Você terá maior concentração e foco em suas atividades

As vantagens de utilizar a técnica pomodoro são muitas. Segundo uma professora da Universidade da California, Gloria Mark, a jornada de trabalho tem mais a ver com minutos seguidos trabalhados do que com horas trabalhadas sendo que 44% das interrupções podem vir da própria pessoa, além das vezes em quem um colega pede ajuda, por exemplo.

Assim, você pode ter sua produtividade aumentada; Melhor qualidade e quantidade de trabalho; Melhor gerenciamento de tempo; Foco e motivação fortalecidos; Maior concentração na tarefa que se tem em mãos;

É extremamente satisfatório você gerenciar seu tempo entendendo melhor o quanto de esforço cada atividade demanda, se sentindo melhor ao ver as atividades de sua lista sendo eliminadas ao longo de cada intervalo de 25 minutos do pomodoro. Além disso, você poderá conseguir também estabelecer metas para cada dia ou período, acompanhando seus resultados e avanços.

Desvantagens

O método não funciona em todos os tipos de atividade, principalmente naquelas que exigem um esforço criativo maior uma vez que a inspiração nem sempre aparece de uma forma exata limitando-se a 25 minutos. Além disso, uma parada pode fazer com que você demore mais para iniciar a tarefa novamente concentrando-se novamente. Ou seja, tudo poderá depender do tipo de trabalho que você está desempenhando e a técnica poderá ter que ser ajustada uma vez que 25 minutos pode não ser adequado para todo e qualquer tipo de tarefa.

Fonte:

E você, o que acha da técnica Pomodoro? Você a utiliza ou pretende utilizá-la em seu dia-a-dia?

--

--

Caíque Fortunato
Caíque Fortunato

Dev apaixonado por tecnologia. Troco filmes por livros (não se for do MCU/Pixar), gosto de escutar músicas/podcasts, escrever, fazer uns rabiscos e jogar.