
Somos reféns do Bootstrap?
Se você está lendo essa matéria eu suponho que saiba o que é um framework para o Front-end. Vou evitar deixar minhas impressões pessoais e falar do mercado como um todo.
Sabe-se que hoje em dia existem inúmeras soluções, mais elas não são para todos os projetos, certo? Se a sua missão for criar um tema ultraleve que gere economia para um site famoso com mais de 100 mil acessos diários, será que você vai usar o Bootstrap? Com certeza não. E pra essa missão eu tenho mais certeza ainda que você não vai estar sozinho.
O certo é que o Bootstrap tornou-se um mal nescessário por causa do mercado e eu já vou dizer porquê. Meu primeiro framework de design foi o uikit, na versão 2, pra ser mais específico, usei por 3 anos sem querer conversas com o Bootstrap, depois usei outros. Mas assim como eu, muitas pessoas não usam o bootstrap ou pelo menos não começaram com ele.
O bulma por exemplo não utiliza JavaScript, isso é perfeito pra quem está aprendendo html e css, além do mais está ganhando forças com a comunidade, uma grande promessa.
Uma coisa é certa, se eu for focar em falar de todos os frameworks que eu conheço esse post vai ficar enorme, não é o foco. E de fato o framework não precisa definir o design final do produto, geralmente eu altero a aparência de formulários, tabelas, botões, parágrafos etc. Apesar de hoje existirem frameworks alternativos extremamente leves para serem usados somente com less ou com sass e outros mais belos que o famoso bootstrap, um fato é um fato, o bootstrap é consumido por mais de 94% dos profissionais que usam frameworks.
Vamos aos fatos?

Fato 1: Na Envato Marketing uma das maiores lojas de temas da atualidade já oferecem temas para outros frameworks como UiKit, Materialize, Foundation, Semantic-Ui, Pure css e Bulma, juntos, até 6 de setembro de 2018, somam 2.096 resultados vs. 23.462 temas para Bootstrap.
Fato 2: 98% as vagas ou mais para front-end na internet tem como requisito o framework Bootstrap, por isso o framework é o mais barato do mercado pois custa menos dinheiro para os OWNERs do negócio substituir um profissional que está usando o framework em um projeto.

Fato 3: Todos os facilitadores de código que existem no mercado e soluções para diminuir o tempo desenvolvimento são pensados para bootstrap:
Deu pra sentir né, há um reflexo também no mercado editorial e não há no mercado produtos como estes, citados acima, pensados para o Materialize ou Bulma por exemplo. No fim da contas somos livres mas se estamos trabalhando constantemente seremos confrontado com ele, mesmo que não seja seu framework favorito. Existe contudo o outro lado da moeda, para os que usam sass e less, mais é menos. Mas e você o que pensa do assunto? Deixe seu comentário.
Att,


