Um novo modelo de negócio

Cairon M
Cairon M
Aug 31, 2018 · 4 min read

Quando eu desenvolvo um site eu ponho tanto empenho e amor que as pessoas em volta geralmente dizem, ual. O que não é tão UAL assim é o preço, por causa do mercado craquelado como está atualmente, os clientes acham caro pagar 2 mil por um website. Então, agora como freelancer e microempreendedor eu tenho 2 missões e 2 desejos:

  • Missão 1: criar os melhores projetos da minha vida;
  • Missão 2: gerar valor para o cliente, cumprindo todos os requisitos;
  • Desejo 1: ser pago de forma justa por projeto;
  • Desejo 2: ter um fluxo de clientes constantes para conseguir realizar meus objetivos de vida;

Ai, alguém diz: e os projetos? E eu respondo: bons projeto não aparecem todo dia e geralmente é preciso ter dinheiro para financiar projetos pessoais, então eu prefiro me atolar com muitos clientes até aparecer uma oportunidade melhor.

Pergunta: É vantajoso atender a muitos clientes de uma vez? — Sim, na minha conta de 4 a 8 clientes por mês. Porque? Muitas vezes o cliente fica com a missão de trazer textos ou informações para construção desses textos e esse serviço de construção textual, além de ser cobrado a parte e ainda poder ser terceirizado (se for o caso), de forma geral depende do cliente e pode levar 1 semana até você pegar essas informações.

Fatores que aceleram o desenvolvimento para atender vários clientes de uma vez só:

  • Tomar algumas decisões de design de uma vez só para todos;
  • Estabelece sessões comuns para todos;
  • As entregas ocorrem no efeito cascata, uma após a outra;
  • Enquanto o cliente X, entrega o texto o cliente Y aprova um mockup e o cliente Z recebe um projeto;

E o maior de todos os benefícios é o fluxo em detrimento desse novo modelo de negócio.


Quer saber como funciona esse novo modelo?

Se você é cliente vai adorar saber disso, mas se é desenvolvedor talvez fique pensativo ou com raiva por não poder oferecer talvez a mesma oferta.

Eu decidi abrir oportunidades para pessoas que querem um site bacana profissional a risco R$ 0. Exatamente!!! Sem riscos, porque eu me garanto.

HAHAHAHAHAHAHAHA!!!! Seja mais humilde Philipe!

Eu crio o projeto para um grupo de até 8 pessoas selecionadas sem nenhum pagamento prévio. Todas as fases de desenvolvimento são executadas em sequencia para as 8. Os clientes só precisarão consentir com um termo de comprometimento. Quando o layout estiver pronto e for aprovado, os clientes farão uma entrada de 15% do valor total e terão mais 11 meses para pagar o projeto no boleto mesmo, liberando barreiras com o cartão de crédito. ohhhhh.

Como garantir que o projeto seja pago?

Pois é, não tenho garantias, mas se o cliente desistir de pagar, no primeiro momento, ele terá um prazo de até 30 dias para se regularizar senão sai do ar, se o cliente passar 3 meses sem pagar, o projeto será leiloado para um profissional ou empresa da mesma área e apesar do prejuízo, aqui está uma ótima oportunidade para lucrar até mais do que foi pago. Claro, todos os textos seriam substituidos por Lorem Ipsum, ou algo do tipo afim de evitar desentendimento e complicações.

Em resumo se eu der o meu melhor, o projeto acaba sendo pago ou de uma forma, ou de outra. A vantagem desse tipo de negócio é que eu ganho poder de barganha.

QUER PARTICIPAR?

Enfim, se você chegou até aqui, muito obrigado. Comenta ai o que você acha, vamos debater.

caironm

Design, UX, Programação e Internet das coisas.

Cairon M

Written by

Cairon M

Designer e Desenvolvedor Web. Sou aspirante por novas tecnologias, sempre em busca de ferramentas para incrementar o trabalho ou maximizar a produtividade.

caironm

caironm

Design, UX, Programação e Internet das coisas.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade