Depressão e Suicídio

Às vezes somos muito duros com nós mesmos, a vida nos espanca até o limite de nosso mais íntimo eu, e acabamos por acumular um monte de merda debaixo do tapete, até que um dia essa merda não pode ficar mais lá. Como um castelo de cartas, tudo desabada do nada e o que antes era bom, já não é mais, o que antes era amor agora é ódio, a falha se torna insuportável, conversar é um fardo, levantar-se da cama de manhã é um sacrifício, tememos tudo e o já difícil significado de viver parece agora perdido para sempre.

Essa é a melhor forma que tenho de descrever depressão em apenas um parágrafo e ainda assim não transparece a totalidade da questão. Me tomaria mais do que mil palavras para apenas arranhar a superfície desse estado ao qual podemos chegar em nossas vidas.

Esse excelente video da youtuber CallMeKat mostra visualmente ao que me refiro.

Além dele, esse outro video do Life Noggin tenta explicar depressão usando ciência.

Se você apenas olhar por aí vera milhares de videos de pessoas compartilhando seus sentimentos sobre depressão. Temos que parar de fingir que essa questão não existe, não é uma doença mental é um problema sério que deve ser tratado com cuidado.

“A cada 30 segundos uma pessoa se suicida por causa de depressão.”. Não encontrei os dados exatos desse comentário do Kevin Breel mas você pode ter uma noção aqui.

Precisamos parar de praticar o bullying com as pessoas por conta da depressão nomeando-nos de loucos. Precisamos que o stigma pare, porque caso contrário portas não serão abertas para que muitos que sofreram e sofrem consigam ajuda para superar a depressão.

O pior ponto da depressão é o fundo do poço, você pode conseguir ajudar ou se suicidar, e uma vez que não existe volta dor mortos devemos ajudar com isso, ou não haverá evolução nem indivíduos muito menos da sociedade.

Enquanto estava lendo sobre o assunto, encontrei o video a seguir no canal The School of Life e espero que ele complemente a compreensão da seriedade do suicídio.

Para todos vocês que sofrem ou já sofreram depressão:

  • É ok estar deprimido.
  • Cada um de nós deve saber quando procurar ajuda mas por favor não evite buscá-la. PROCURE AJUDA!
  • Você não está sozinho, conversar com alguém pode ajudar. Se não com pessoas conhecidas escolha um desconhecido que passou pela depressão.
  • O psiquiatra e o psicólogo não são seus inimigos, deixo-os ajudá-lo.
  • Escreva um diário, faça videos do YouTube, comece um blog. Deixar sua voz (ou escrita) por aí pode ser muito útil, e nem precisa ser sobre depressão.

Compartilhe seus sentimentos e pensamentos nos comentários. Apresente esse post aos amigos.

Posso não ser a pessoa certa para isso, mas se você precisar de alguém para conversar por favor mande um email para me@vnavarro.com.br, ficarei feliz em ajudar, você não está sozinho.

Tudo que é ouro não reluz, nem todos aqueles que vagueiam estão perdidos; o velho que é forte não definha, raízes profundas não são alcançadas pelo frio. por J. R. R. Tolkien

Originalmente publicado no life is a box of chocolates.